Temperaturas acima da média marcam início da semana no Paraná; frente fria chega na terça-feira

AEN
18/08/2025 13h00 - Atualizado há 1 dia

Temperaturas acima da média marcam início da semana no Paraná; frente fria chega na terça-feira
Arquivo/SMCS

O Paraná começa a semana com temperaturas acima da média, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esta segunda-feira (18) e terça-feira (19) ainda terão calor em grande parte do território, mas a chegada de uma frente fria na noite de terça e a atuação de uma massa de ar frio no Sul do Brasil devem trazer queda das temperaturas para níveis próximos à média do mês de agosto.

Último fim de semana

No sábado (16), a única cidade a registrar temperatura acima de 30°C foi Capanema (30,7°C). No domingo (17), as máximas foram mais expressivas: Capanema chegou a 32,3°C; Altônia, 30,6°C; Guaíra, 30,4°C; Loanda, 31,7°C; Paranavaí, 30,3°C; Santa Helena, 30,2°C; São Miguel do Iguaçu, 30,3°C; Toledo, 30,4°C; Ubiratã, 30,8°C; e Umuarama, 30,1°C. A menor temperatura mínima registrada nos dois dias foi em Telêmaco Borba: 5°C no sábado e 6,8°C no domingo.

Previsão para esta segunda-feira (18)

No Noroeste do Estado, as máximas podem chegar a 34°C e 35°C em cidades como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor acima dos 30°C permanece no Norte, Oeste e Sudoeste: Maringá pode atingir 33°C; Londrina, Cambará, Andirá e Capanema, 32°C; Foz do Iguaçu, 31°C; e Cascavel, 30°C.

Já nos Campos Gerais, a máxima não deve passar de 25°C; no Centro-Sul, 24°C; na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), 22°C; e no Litoral, 20°C.

“Cidades do Centro-Sul, Campos Gerais e RMC, especialmente no Litoral, não acompanham o aquecimento na mesma proporção devido à maior nebulosidade. A RMC terá nevoeiros no início do dia, e o sol não aparecerá tanto para esquentar a região”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Não há previsão de chuva para a segunda-feira, apenas possibilidade de chuvisco ocasional no Litoral.

Terça-feira (19) e chegada da frente fria

Na terça-feira (19), as temperaturas sobem ainda mais em todo o Estado, com o Noroeste se mantendo como a região mais quente. A partir da noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas inicialmente na divisa com Santa Catarina e na fronteira com países vizinhos. A precipitação se espalha pelo Paraná entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (20).

“Apesar do aquecimento, não se trata de um veranico ou onda de calor, pois há previsão de chuva já na noite de terça e principalmente na quarta-feira, quando a frente fria atua sobre o Estado, quebrando o bloqueio atmosférico no Sul do Brasil”, detalha Jacóbsen.

Gangorra de temperaturas

Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio vai reduzir o calor no Paraná. Na quarta-feira (20), as máximas ficam próximas de 26°C no Noroeste, voltando à média para agosto. Na quinta-feira (21), o calor retorna.

O fenômeno será mais perceptível nas áreas mais quentes: em Umuarama, a máxima desta segunda (18) pode chegar a 33°C, cair para 24°C na quarta (20) e subir novamente para 28°C na quinta (21). No Centro-Sul, a variação é mais suave: Guarapuava chega a 23°C nesta segunda, permanece em 21°C entre terça e quarta, sobe para 25°C na quinta e chega a 27°C no fim de semana.

Na região Leste, que terá início de semana mais fresco devido à nebulosidade, o calor chega após a frente fria. Em Curitiba, a máxima não passa de 20°C nesta segunda e terça, sobe para 22°C na quarta, 25°C na quinta e se aproxima de 30°C no fim de semana. Em Paranaguá, o padrão é semelhante: máximas de 20°C até terça, subindo para 23°C na quarta e acima de 30°C até o fim de semana.

Sobre o Simepar

O Simepar conta com 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, monitorando desde eventos de chuva intensa, enxurradas e deslizamentos, até incêndios e períodos de seca.

A previsão detalhada para os 399 municípios paranaenses está disponível em www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia. É possível consultar chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e velocidade do vento, com detalhamento por hora.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp