Paraná terá fim de semana com amplitude térmica e diferenças regionais; veja a previsão

AEN
15/08/2025 10h04 - Atualizado há 19 horas

Paraná terá fim de semana com amplitude térmica e diferenças regionais; veja a previsão
SEDEST-PR

O Paraná terá um fim de semana marcado por fortes contrastes no clima entre suas regiões, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Enquanto o Noroeste enfrenta calor intenso e baixa umidade do ar, o Leste permanece com tempo nublado e possibilidade de garoa. Já no Centro-Sul e Oeste, os dias começam frios, mas as tardes serão quentes.

Amanhecer frio no Centro-Sul e Campos Gerais

Nesta sexta-feira (15), as temperaturas mínimas mais baixas foram registradas em Cerro Azul (5,1°C), Telêmaco Borba (5,5°C) e Palotina (5,5°C). Entre os Campos Gerais e o Centro-Sul, algumas cidades amanheceram com nevoeiro. À tarde, com predomínio de sol, as máximas nessas regiões devem atingir cerca de 20°C.
No fim de semana, o amanhecer seguirá frio e com nevoeiros, mas as máximas sobem. Em Laranjeiras do Sul, por exemplo, a previsão para domingo (17) é de 25°C.

Sol e grande amplitude térmica no Oeste e Sudoeste
No Oeste e Sudoeste, a sexta-feira (15) começou ensolarada. As temperaturas sobem gradualmente e a amplitude térmica chama atenção. Em Guaíra, a mínima foi de 9,1°C e pode chegar a 25°C hoje. No sábado (16), os termômetros devem marcar entre 13°C e 26°C; no domingo (17), entre 15°C e 29°C.

Nebulosidade e garoa no Leste

As máximas mais baixas desta sexta estão previstas para o Leste: cerca de 15°C em Curitiba e 18°C no litoral. Nessas áreas, o céu permanece encoberto desde a tarde de quinta-feira (14) e a nebulosidade segue até domingo (17), quando o sol deve aparecer primeiro na Região Metropolitana e depois nas praias. Até lá, há chance de garoa ocasional.
A nebulosidade é resultado da mudança nos ventos, que agora sopram do oceano para o continente, trazendo umidade. Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, “a ausência do sol aumenta a sensação de frio, pois o vento intensifica o desconforto térmico”.

Calor e baixa umidade no Norte e Noroeste

Na faixa Norte, as temperaturas sobem rapidamente. Nesta sexta, as máximas chegam a 30°C na divisa com o Mato Grosso do Sul. No fim de semana, permanecem próximas dos 30°C em cidades como Maringá, Londrina e no Norte Pioneiro, podendo alcançar 32°C em Paranavaí, Umuarama e Querência do Norte, sem previsão de chuva.
A umidade relativa do ar segue baixa: no Noroeste, entre 20% e 30% nesta sexta, e no Norte, entre 30% e 40% nas tardes de sábado e domingo.

Tendência para a próxima semana

O sol predomina em todo o Estado no início da próxima semana, com temperaturas em elevação até terça-feira (19). O Simepar monitora a aproximação de uma frente fria pelo Sul do Brasil, que pode provocar uma queda rápida nas temperaturas no meio da semana, antes de nova elevação.
Antes dessa mudança, as máximas no Noroeste devem ficar até 4°C acima da média por quatro dias consecutivos. Apesar disso, as mínimas estão abaixo da média, o que impede a configuração técnica de uma onda de calor. Jacobsen explica que a situação é típica de um “veranico”, comum no inverno e já previsto para agosto.

Sobre o Simepar

O Simepar conta com 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. Fornece dados a órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, auxiliando no enfrentamento de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos, incêndios e secas.
A previsão detalhada para os 399 municípios do Paraná está disponível em www.simepar.br, com duas atualizações diárias e informações sobre chuva, temperaturas mínima e máxima, umidade e ventos, hora a hora para hoje e amanhã.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp