04/10/2023 às 21h53min - Atualizada em 04/10/2023 às 21h53min

Amigos do tempo

Leonardo Mendes

Leonardo Mendes

Espiritualidade e Vida

Leonardo Mendes
Freepik
Que horas são? Já perceberam como o cronos, o tempo cronológico, rege grande parte da nossa vida? Somos, quase sempre, reféns dele.
 
Na verdade, parece que vivemos correndo contra o tempo. Nesse afã de querer fazer, e devemos reconhecer que nem sempre sabemos o que fazer, acabamos por constatar que nos faltou tempo
 
Quando lidamos de forma desarmônica com o tempo, nós não só perdemos em resultados, como também nos decepcionamos e podemos até adoecer.
 
Por que fazer do tempo um inimigo quando ele pode ser nosso amigo? Mas, em que condições nos tornamos amigos do tempo?
 
Primeiro, é importante lembrar que o Cronos é só um dentre tantos tempos, exemplo: biológico, psicológico, filosófico, teológico (Kairós), etc. Assim, a primeira dica pra nos tornamos amigos do tempo é submetermos todos esses nossos tempos à dinâmica de Deus, ao tempo de Deus (Hebreus 4:16; Efésios 5:15-16).
 
Segundo, a amizade com o tempo se conquista quando respeitamos prioridades. É sobre isso que fala o segundo texto do parágrafo anterior. A ideia de Paulo nesse texto é a de uma pessoa que vai ao mercado e, dentre tantas coisas, escolhe aquelas que lhe são mais importantes. Ele diz: "remindo o tempo, porque os dias são maus".
 
Se o tempo não é um algoz, como muitos pensam, ele também não aceita desaforos, uma vez que ele passa, ele caminha e, não poucas vezes, corre. Por isso, “só vale perder tempo quando ganhamos tempo”, ou seja, quando descansamos, quando temos um sono de qualidade, quando praticamos o ócio criativo, quando saímos da rotina pra curtir as férias em família, etc.

Terceiro, a amizade com o tempo requer tempo, isto é, quanto mais maduros formos, mais vamos saber tirar proveito do tempo e do espaço. No salmo 90:12 temos uma oração pedindo sabedoria na administração do tempo, veja: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios".
 
Quarto e último lugar, lembre-se que o tempo não é o mesmo para todas as pessoas, por isso, busque entender o seu tempo e o dos outros, ou melhor, procure discernir o tempo de Deus para cada pessoa que te acompanha. Isso evitará cobranças exageradas e o cultivo de expectativas surreais.
 
A canção Oração ao tempo, de Maria Gadu, propõe esse acerto com o tempo. É com alguns versos dela que encerramos a coluna de hoje:
 
Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo,
Entro num acordo contigo
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo.
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp