Campeã da Copa América Feminina, a seleção brasileira voltará a campo com novidades para os amistosos fora de casa contra Inglaterra e Itália, marcados para os dias 25 e 28 de outubro, respectivamente. O técnico Arthur Elias anunciou nesta quinta-feira (9) a convocação de 23 jogadoras para enfrentar duas potências do futebol europeu, em preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil.
A Inglaterra é bicampeã continental e atual vice-campeã mundial, enquanto a Itália chegou às semifinais da última Eurocopa.
“São dez trocas em relação ao grupo que conquistou a Copa América. Entendo que essas mudanças são importantes para o processo de preparação até 2027”, afirmou Arthur Elias.
LISTA DE CONVOCADAS
GOLEIRAS
Lorena (KC Current-EUA), Cláudia (Fluminense) e Carlinha (São Paulo)
ZAGUEIRAS
Tarciane (Lyon-FRA), Isa Haas (Cruzeiro), Thais Ferreira (Corinthians), Mariza (Corinthians) e Vitória Calhau (Cruzeiro)
LATERAIS
Yasmim (Real Madrid-ESP), Isabela (PSG-FRA) e Bruninha (Gotham-EUA)
MEIO-CAMPISTAS
Duda Sampaio (Corinthians), Angelina (Orlando Pride-EUA), Ary Borges (Racing Louisville) e Lais Estevam (Palmeiras)
ATACANTES:
Dudinha (San Diego-EUA), Bia Zaneratto (Kansas-EUA), Gio (Atlético de Madrid-ESP), Amanda Gutierres (Palmeiras), Jheniffer (Tigres-MEX), Ludmilla (Chicago-EUA), Luany (Atlético de Madrid-ESP) e Taina Maranhão (Palmeiras)
Entre as estreantes estão a goleira Carlinha (São Paulo) e a lateral-direita Isabela Chagas (PSG, ex-Cruzeiro). O técnico também promoveu o retorno de atletas como a meio-campista Laís Estevan, recuperada de lesão, e as atacantes Bia Zaneratto, Ludmila, Jeniffer e Tainá Maranhão. Na defesa, voltam Vitória Calhau (Cruzeiro) e Thaís Ferreira (Corinthians).
Os amistosos serão os primeiros compromissos oficiais da seleção após o título continental. O treinador destacou a importância dos confrontos diante de adversárias de alto nível.
“A Inglaterra é uma equipe que estudamos muito, com uma defesa sólida e bem compacta. Será um teste importante para atacarmos e também para ajustarmos nossa defesa frente à qualidade das adversárias, assim como temos jogadoras talentosas”, explicou Elias.
“Já contra a Itália, teremos um desafio com características diferentes. As duas seleções têm estilos distintos, o que enriquece nossa preparação. Em pouco tempo, enfrentaremos sistemas e modelos de jogo variados, o que será fundamental para nosso crescimento.”
Agenda dos amistosos:
Brasil x Inglaterra – 25 de outubro (sábado), às 13h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em Manchester;
Brasil x Itália – 28 de outubro (terça-feira), às 13h15, no Estádio Ennio Tardini, em Parma.