Reprodução/PMA Arapongas deu mais um passo para consolidar sua política na área de segurança pública. Nesta quinta-feira, 14, foi inaugurada a Casa de Custódia de Arapongas (CCA), unidade penal com capacidade para atender 136 pessoas privadas de liberdade. Com investimentos de R$ 8,8 milhões, recursos do Governo do Paraná, o novo espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI.
A inauguração contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, do diretor-geral da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, do diretor regional da Polícia Penal de Londrina, Élcio Martins Basdão, dos deputados estaduais Tiago Amaral, Cobra Repórter e Paulo Bazana, além de outras lideranças políticas e judiciárias.
O prefeito Sérgio Onofre disse que a entrega da CCA se torna um marco para Arapongas. “Essa foi uma luta que se arrastou por mais de 30 anos. Foram inúmeros entraves e reuniões. Essa obra é um alívio para as autoridades de segurança da nossa cidade. Tudo isso se soma aos esforços e articulação da nossa equipe e do governador Ratinho Jr, dos nossos deputados, além da insistência que tivemos para tornar essa obra uma realidade”, salientou.
Para o diretor-regional da Polícia Penal, Peixoto, a CCA será peça estratégica e fundamental para a segurança pública da cidade e região, influenciando na ressocialização dos presos. “Uma grande realização para toda a cidade e também para a Polícia Penal”, resumiu. A diretora e policial penal da Casa de Custódia de Arapongas (CCA), Gabriella Mendonça, também destacou os aspectos positivos com a vinda da nova unidade. “Agora contamos com uma unidade muito segura e que possibilita o implante em canteiros de trabalho e ressocialização. Uma realidade totalmente diferente da que vivíamos com a antiga cadeia pública de Arapongas”, acrescentou.
O coronel Hudson Teixeira reforçou o apoio estratégico do governo do Estado junto a Arapongas. “Cumprimos com este importante compromisso com a cidade de Arapongas. E em todo o Paraná, temos dado passos positivos na segurança pública, com redução nos índices da criminalidade, formação de efetivos, ações ostensivas e repressivas, atendendo os municípios”, disse.
MAIS SEGURANÇA
Ainda na oportunidade, Hudson reafirmou o compromisso para a implantação de um Batalhão da Polícia Militar em Arapongas. “Ainda não saiu neste ano, por algumas questões burocráticas, mas vai sair no ano que vem. É um compromisso do governador, meu e do prefeito e nós temos palavra”, enfatizou.
ESTRUTURA
A Casa de Custódia de Arapongas (CCA) foi construída em terreno de 4,1 mil m2, o prédio tem 1.464 m² de área construída e capacidade para abrigar 136 pessoas, distribuídas em 11 celas para até 12 detentos cada, três células individuais e uma para pessoas com deficiência. O espaço está localizado na Rua Rouxinol, região do Parque Industrial XI. O projeto é composto por um pátio solário, pátio para visitas, sala de aula, oficina de trabalho, enfermaria e duas salas para visitas; quatro guaritas e duas muralhas de cinco metros (muro de isolamento e muro limite). Ainda conforme o Depen-PR, a previsão é de que o novo espaço receba os presos nos próximos 15 dias. O local contará com equipe especializada, composta 28 funcionários, oito efetivos, além de vigilância permanente.
Participaram também os secretários municipais, vereadores da base aliada, delegado chefe da 22ª Subdivisão de Polícia Civil de Arapongas, Dr. Maurício Camargo, diretor adjunto da Polícia Penal, Maurício Ferracini, chefe de cadeias da região administrativa de Londrina, Nilton César Garcia, juíza de Direito de Arapongas, Dra. Leane do Nasciemento, presidente do Conseg, Wesley Squilini, representante da Fecomércio, Paulo Pennacchi, representantes do Creslon e outras lideranças.