24/11/2023 às 11h00min - Atualizada em 24/11/2023 às 11h00min
Aberto à sugestões da população, Prefeitura de Apucarana inicia nova atualização do Plano Diretor
Da Redação
Reprodução/PMA Visando manter o Plano Diretor permanentemente atualizado, a Prefeitura de Apucarana iniciou a coleta de sugestões junto à população. As propostas já podem ser apresentadas, através de requerimento no Departamento de Protocolo da Prefeitura. A atualização é necessária devido ao ritmo de desenvolvimento da cidade e, em função desse dinamismo, diversas sugestões chegam constantemente ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).
De acordo com o prefeito Junior da Femac, a proposta de atualização foi apresentada pelo Município ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), que aprovou a sugestão. “A cidade de Apucarana vem apresentando um crescimento significativo seja no trânsito como nas atividades comerciais, industriais, de serviços e em novos empreendimentos imobiliários. Isso faz com que surjam constantemente novas demandas, que precisam ser contempladas no Plano Diretor”, reforça Junior da Femac.
Ele cita que, recentemente, Apucarana foi reconhecida entre as melhores cidades do Paraná, nos quesitos de desenvolvimento socioeconômico e mobilidade urbana, no Prêmio Band Cidades excelentes.
O prefeito assinala que toda a sugestão será avaliada pelo Idepplan, pelo CMDU e pelos grupos técnicos que fazem o acompanhamento do Plano Diretor. “A atualização também será acompanhada pelo Ministério Público, pelo Paraná Cidade e será levada à aprovação em audiência Pública”, reitera Junior da Femac.
De acordo com o diretor-presidente do Idepplan, Dr. Ivan Silva, toda sugestão apresentada será analisada pelo Grupo Técnico Permanente para o Sistema de Acompanhamento, Controle e Assessoramento do Plano Diretor (GPT), Grupo Técnico de Trabalho para Atualização do Plano Diretor (GTT), Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e Comissão Técnica de Urbanismo, além do Idepplan e secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente. “Depois, haverá ainda audiências públicas para aprovação das sugestões e o posterior encaminhamento para apreciação da Câmara de Vereadores”, completa o diretor-presidente do Idepplan.
Dr. Ivan Silva lembra que a última atualização do Plano Diretor aconteceu em 2020. “De lá para cá, surgiram muitas demandas que atualmente não são contempladas pelo Plano Diretor. Temos, por exemplo, a questão dos gabaritos de altura dos prédios. Em muitas regiões é permitido apenas construções com quatro pavimentos, mas há empreendimentos que desejam construir dez pavimentos. Essas, assim como outras demandas, precisam ser discutidas e avaliadas. São diversos aspectos do Plano Diretor que precisam ser atualizados, complementados ou acrescidos”, pontua o diretor-presidente do Idepplan.