O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (3) a execução da reforma e ampliação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Apucarana, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR). O investimento estadual será de R$ 13.198.999,99.
O projeto prevê a modernização da sede do CISVIR, com 31,80 m² de área reformada e 1.343,19 m² de ampliação, totalizando 1.374,99 m² de obras. Após a conclusão, a estrutura passará a ter 3.473,38 m², ampliando a capacidade de atendimento aos municípios consorciados.
A nova configuração incluirá 11 consultórios médicos, dois consultórios de oftalmologia, sala para pequenos procedimentos cirúrgicos, leitos de observação e um almoxarifado maior. A expectativa é de que a capacidade de atendimento ambulatorial e de procedimentos cresça em mais de 30%, oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto e agilidade aos pacientes.
“O Consórcio é uma referência em saúde regional e este investimento significa mais qualidade de vida para milhares de pessoas que dependem desse atendimento especializado. Estamos fortalecendo a rede de atenção e garantindo que o acesso à saúde chegue de forma cada vez mais eficiente à população”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
O presidente do CISVIR, Rafael Cita, ressaltou a importância da obra. “Essa ampliação é um marco para a região, pois permitirá oferecer mais serviços e com maior qualidade aos municípios consorciados. A união entre Estado e consórcio é fundamental para que possamos atender cada vez melhor a população”, afirmou.
Já o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, reforçou a relevância da iniciativa. “Esse investimento da Sesa vai transformar a realidade do atendimento especializado em toda a região. O CISVIR é fundamental para os municípios consorciados, especialmente em Apucarana, e agora teremos uma estrutura ainda mais moderna e eficiente para cuidar da nossa população”, disse.