Jonathan Campos/AEN O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta segunda-feira (23) da posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos. Na solenidade, que aconteceu no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, ele exaltou o papel relevante que as indústrias paranaenses e a entidade cumprem para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, cujo Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 8,6% nos seis primeiros meses deste ano.
“A Fiep tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da economia do Paraná. O PIB cresceu mais do que o dobro da média nacional no primeiro semestre”, afirmou Ratinho Junior. “Temos uma parceria muito grande, sobretudo para a qualificação da mão de obra, aumentando a empregabilidade dos trabalhadores, dos jovens, das mulheres, para que estejam aptos a entrar na indústria que vem crescendo e se modernizando cada vez mais”, acrescentou.
O governador também destacou a gestão anterior, de Carlos Valter Martins, pelo trabalho conjunto desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos e reafirmou o compromisso de continuar atuando em consonância com o setor produtivo. “Esperamos a continuidade dessa boa parceria com o presidente Edson Vasconcelos", declarou.
Ratinho Junior lembrou, ainda, que o Estado se destaca em segmentos como o da celulose, em que é o maior do País, o polo automotivo, que ocupa a vice-liderança nacional, além da agroindústria, que apenas em 2022 faturou mais de R$ 200 bilhões. “A ideia é continuar trabalhando junto com a iniciativa privada, com diálogo aberto através das entidades, para poder ampliar o crescimento do Paraná e gerar mais emprego para a nossa gente”, concluiu o chefe do Executivo.
Em agosto, mês mais recente analisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria paranaense registrou um crescimento de 3,5% em relação a julho, um dos maiores aumentos do País, e bem acima do crescimento do Brasil que variou 0,4% no mesmo período.
NOVA GESTÃO
Segundo o novo presidente da Fiep, a sua atuação à frente da entidade será focada na unificação e na regionalização do setor industrial paranaense. “A Fiep é uma força do Paraná e estamos pautados em fazer um belo trabalho, uma política industrial que favoreça o estado inteiro, fazendo com que a Federação esteja mais atuante também no Interior”, afirmou Vasconcelos.
O ex-presidente da Fiep Carlos Valter Martins Pedro, falou sobre o apoio do Poder Executivo estadual durante o seu mandato. “Foram anos de muitas ações conjuntas em defesa das indústrias paranaenses, como na marcante missão comercial conjunta na Expo Dubai, onde pudemos mostrar a força do nosso Estado para o mundo”, disse. “Também promovemos diversos encontros com cooperativas, prefeituras e sindicatos com a participação dos secretários estaduais sempre em defesa dos interesses do Paraná”, complementou.
NOVO GESTOR
Empresário da indústria da construção civil, com atuação também nas áreas imobiliária e de energias renováveis, Edson Vasconcelos foi eleito para o quadriênio 2023-2027 pela chapa “Somos indústria, somos Fiep”.
Nascido em Cascavel, Ele é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Negócios Internacionais pela Ohio University, nos Estados Unidos.
Anteriormente, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná e da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Desde 2011 integra a diretoria da Fiep como vice-presidente e desde 2014 coordena o Conselho Temático de Infraestrutura da entidade.
Além de Vasconcelos, outros 15 empresários assumiram cargos dentro da nova diretoria, que é composta por 53 membros de diversos setores da indústria e que conta com representantes de todas as regiões do Paraná. O grupo assume um mandato de quatro anos à frente da instituição, com foco na defesa da política industrial paranaense, que atualmente é a 4ª maior do País entre os estados.