As Agências do Trabalhador do Paraná oferecem, nesta semana, 25.062 vagas de emprego em todo o Estado, o maior número registrado neste ano, segundo levantamento da Coordenação do Trabalho e Emprego (COTE), da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. O recorde supera o registrado em fevereiro, quando foram ofertadas 24.697 vagas. As oportunidades abrangem todas as regiões e incluem desde funções operacionais até cargos técnicos e especializados.
A regional com maior número de vagas é a de Cascavel, no Oeste, com 5.802 postos abertos. O crescimento se deve principalmente à força do setor industrial e do agronegócio na região. As funções com maior número de ofertas são alimentador de linha de produção (1.774 vagas), abatedor (741), operador de caixa (183) e trabalhador da avicultura de corte (160).
Na Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, estão disponíveis 5.301 vagas. Apenas na unidade da capital são 1.090 oportunidades, com destaque para as áreas de serviços. As ocupações mais demandadas são faxineiro (108), auxiliar nos serviços de alimentação (81), atendente de lojas e mercados (75) e operador de caixa (58).
Profissionais com formação técnica ou superior podem acessar vagas com salários mais atrativos por meio do programa Master Job, que nesta semana reúne 54 oportunidades em Curitiba e municípios vizinhos. Entre os cargos estão nutricionista, soldador, analista de marketing, eletricista, técnico de automação, gerente de produção, auxiliar contábil e coordenador de suporte em TI. Também há vagas de estágio em áreas como marketing, administração, nutrição e pedagogia.
Na Regional de Campo Mourão, são 3.222 vagas disponíveis, principalmente nos setores de produção e abate. Os destaques são para alimentador de linha de produção (1.416), magarefe – cortador de carne (459), abatedor (111) e repositor de mercadorias (88).
Outras regiões com alta oferta de empregos são:
Londrina: 2.774 vagas
Foz do Iguaçu: 1.932 vagas
Pato Branco: 1.798 vagas
Maringá: 1.123 vagas
Umuarama: 989 vagas
Entre as funções ofertadas estão alimentador de linha de produção, repositor de mercadorias, servente de obras e vendedor no comércio.
“As Agências do Trabalhador atuam como elo entre empresas e candidatos, com suporte técnico da Secretaria. Nosso objetivo é garantir que cada paranaense tenha uma chance real de conseguir um emprego, melhorar de vida e contribuir com o crescimento do Estado. Basta procurar uma unidade e demonstrar interesse”, afirma o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes do Carmo.
Como se candidatar
Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador mais próxima com seus documentos pessoais ou realizar o agendamento pelo site oficial da Secretaria.