A chegada de uma massa de ar polar ao Paraná na segunda-feira (28) provocou uma queda gradual nas temperaturas em todo o Estado. Após registros próximos de 0°C na terça-feira (29), ao menos quatro cidades amanheceram nesta quarta-feira (30) com temperaturas abaixo de zero. Em 22 municípios, foi registrado o amanhecer mais frio de todo o mês de julho.
As menores temperaturas foram registradas em General Carneiro (-3,4°C, estação do Inmet), São Mateus do Sul (-1,4°C), Palmas e Ponta Grossa (ambas com -0,1°C). Outras cidades também tiveram marcas próximas de 0°C, como Guarapuava (0,8°C), União da Vitória (0,7°C), Pinhão (0,6°C), Jaguariaíva (0,5°C), Lapa (0,3°C) e Fazenda Rio Grande (0,1°C).
As temperaturas desta quarta-feira foram as mais baixas do mês em 22 cidades: Antonina, Cambará, Campo Mourão, Cerro Azul, Cornélio Procópio, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Guarapuava, Guaratuba, Jaguariaíva, Lapa, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Guaraqueçaba, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
A geada marcou presença em diversas regiões. Na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais, foi registrada com intensidade fraca a moderada. Já nas cidades que tiveram temperaturas negativas, a geada foi forte.
Apesar das baixas temperaturas, esta não foi a onda de frio mais intensa do inverno, que teve seus picos nos dias 24 e 25 de junho. Ainda assim, o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, ressalta a abrangência do frio atual. “É uma onda expressiva, pois até mesmo regiões mais ao Norte, além de algumas cidades do Oeste e Sudoeste, registraram o dia mais gelado de julho”, explica.
A previsão indica que o mês de julho se despede com mais uma madrugada fria nesta quinta-feira (31), com possibilidade de geadas fracas a moderadas nos Campos Gerais, Sul e Leste do Paraná. Também há chance de nevoeiros, especialmente na Serra do Mar e no Vale do Ribeira.
A tendência é de que as temperaturas comecem a subir gradualmente a partir de sexta-feira (1.º), com o enfraquecimento da massa de ar polar. “O fim de semana será marcado por temperaturas mais amenas e predomínio de sol. Não há previsão de chuva para os próximos dias”, acrescenta Jacóbsen.
Monitoramento constante
Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar mantém vigilância permanente sobre o clima no Estado. Os dados meteorológicos gerados subsidiam ações de órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para respostas a eventos extremos, como tempestades, enchentes, deslizamentos, incêndios e secas.
As previsões são atualizadas duas vezes ao dia e estão disponíveis para os 399 municípios do Paraná no site www.simepar.br, com informações detalhadas sobre chuvas, temperaturas mínima e máxima, umidade do ar e ventos — tudo com previsão por hora para o dia atual e o seguinte.