Massa de ar polar provoca forte queda de temperatura no Paraná; frio vai embora somente na sexta

AEN
29/07/2025 08h54 - Atualizado há 1 dia

Massa de ar polar provoca forte queda de temperatura no Paraná; frio vai embora somente na sexta
Gilson Abreu/AEN

O frio voltou com força ao Paraná nesta semana, com a chegada de uma nova massa de ar polar. Na manhã desta terça-feira (29), praticamente todas as regiões do Estado registraram temperaturas abaixo dos 9°C, com exceção do Litoral. Em algumas localidades, a sensação térmica chegou a ser negativa por conta da presença de ventos gelados.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), essa onda de frio deve se intensificar na quarta-feira (30) e só começar a perder força a partir de sexta-feira (1º).

A queda brusca nas temperaturas teve início já na segunda-feira (28). Em algumas cidades, os termômetros marcaram redução de até 14°C entre a tarde e o final da noite. Em Curitiba, por exemplo, a temperatura caiu de 19,4°C às 14h para 9°C à meia-noite. Cambará registrou 23,8°C às 16h, e caiu para 11,7°C à 0h. Em Cerro Azul, a variação foi de 24,4°C às 14h para 10,6°C na virada do dia.

Na manhã desta terça, os menores registros de temperatura foram em Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C). Já as temperaturas mais elevadas, acima dos 9°C, ficaram restritas ao Litoral: Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C). A sensação térmica, influenciada pelo vento, chegou a -1,2°C em Santa Maria do Oeste às 6h30, -0,5°C em Guarapuava no mesmo horário, e -0,4°C em Lapa às 7h.

Algumas cidades também registraram, nesta terça, os menores valores de temperatura em todo o mês de julho. É o caso de Antonina (8,6°C), Cerro Azul (5°C), o distrito de Entre Rios, em Guarapuava (1,9°C), Cornélio Procópio (7°C), Santa Maria do Oeste (3,8°C) e Santo Antônio da Platina (6,5°C).

Apesar do sol durante o dia, o frio deve persistir. “Com o enfraquecimento dos ventos ao longo do dia, a sensação térmica tende a se aproximar da temperatura real, mas mesmo assim os termômetros não sobem muito. As maiores máximas devem ficar próximas dos 20°C nas regiões do Noroeste e Norte Pioneiro”, explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.

No Litoral, as máximas devem chegar a 19°C nesta terça, enquanto nas demais regiões não devem ultrapassar os 15°C. Na quarta-feira, o frio será ainda mais intenso e aumenta a possibilidade de geada. “Com temperaturas abaixo dos 5°C e ausência de vento, há risco de geada forte no Centro-Sul, moderada nos Campos Gerais e fraca a moderada na Região Metropolitana de Curitiba”, afirma Jacobsen.

A previsão é de que o frio continue na quinta-feira (31), com possibilidade de geadas menos abrangentes. A massa de ar polar começa a perder força na sexta-feira.

Monitoramento constante

O Simepar mantém uma ampla estrutura de monitoramento, com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. Esses dados são utilizados por órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para apoiar ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.

A previsão do tempo completa para os 399 municípios do Paraná pode ser consultada no site www.simepar.br, com atualizações duas vezes por dia. As informações incluem previsão de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade do ar e intensidade dos ventos, com detalhamento horário para o dia atual e o seguinte.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp