Três em cada cinco veículos do Paraná já estão com o IPVA 2025 quitado

AEN
13/08/2025 09h09 - Atualizado há 22 horas

Três em cada cinco veículos do Paraná já estão com o IPVA 2025 quitado
Albari Rosa/AEN

No Paraná, 59,85% da frota de veículos já está com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em dia. Até o início de agosto, mais de 2,84 milhões de carros, motocicletas, ônibus e caminhões quitaram o tributo, de um total de 4,7 milhões registrados no estado. O dado ganha importância com a proximidade do calendário de pagamento do licenciamento, que começa no próximo dia 15.

Para emitir a guia do licenciamento, o IPVA precisa estar pago. No entanto, 1,1 milhão de veículos ainda apresentam pendências, o que corresponde a 23,6% da frota estadual.

Segundo o chefe do setor de IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, a regularização é fundamental para evitar transtornos. “Sem o licenciamento, o contribuinte não pode emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e o veículo fica irregular. Isso configura infração gravíssima, com sete pontos na CNH, possibilidade de apreensão do veículo e outras penalidades”, alerta.

Entre os inadimplentes, 808,9 mil proprietários não efetuaram nenhum pagamento, perdendo os prazos tanto da cota única quanto das cinco parcelas. Outros 312,6 mil optaram pelo parcelamento, mas estão com pelo menos uma parcela atrasada — o prazo para quitar essas cotas terminou em maio.

Além de impedir o licenciamento, o não pagamento do IPVA bloqueia a transferência de propriedade, dificulta a emissão da Certidão Negativa de Tributos e pode levar à inscrição na Dívida Ativa, com protesto em cartório e inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Isso pode gerar restrições de crédito, impedir o uso de créditos do Nota Paraná e limitar o acesso a cargos públicos.

Municípios mais adimplentes

Virmond, no Centro-Sul, lidera o ranking de adimplência: 77,15% de sua frota já está regularizada — 976 veículos de um total de 1.265. Em seguida aparecem Mariópolis (76,5%), Bom Sucesso do Sul (75,6%), São João (73,1%) e Verê (72,9%).

Entre as maiores cidades, Curitiba ocupa a primeira posição, com 64,8% de veículos quitados, seguida de Cascavel (63,1%), Maringá (60,1%), Londrina (59,2%), Foz do Iguaçu (58,4%) e Guarapuava (58,2%).

Arrecadação

Até julho, o Paraná arrecadou mais de R$ 5,4 bilhões em IPVA, o equivalente a 79,6% do valor previsto para 2025, que é superior a R$ 6,8 bilhões. Metade da arrecadação é repassada aos municípios e pode ser aplicada em diferentes áreas. A outra metade permanece no caixa estadual, sendo a segunda maior fonte de receita do governo, atrás apenas do ICMS.

Marcon lembra que o imposto não tem destinação específica. “O IPVA pode ser investido em saúde, educação, segurança e infraestrutura, não apenas em melhorias nas estradas”, destaca.

Formas de pagamento

O contribuinte pode quitar o IPVA pelo Portal IPVA, à vista ou parcelado. Débitos do exercício atual podem ser parcelados junto a empresas credenciadas, e dívidas de anos anteriores podem ser divididas em até dez vezes.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp