A fila de espera para consultas de Oftalmologia Geral em Curitiba registrou uma queda expressiva em 2025. Em janeiro, 47.780 pacientes aguardavam atendimento nessa especialidade, a de maior demanda reprimida na cidade. Em 7 de agosto, o número caiu para 18.397, o que representa uma redução de 61,5% em apenas sete meses.
O resultado é fruto do Programa Especialidades em Ação, lançado no início deste ano pelo prefeito Eduardo Pimentel, com foco na ampliação do acesso e na diminuição do tempo de espera por consultas especializadas no SUS municipal.
No mesmo período, considerando todas as especialidades, o número de pacientes na fila caiu quase 40%, passando de 201.578 em dezembro de 2024 para 123.304 em agosto de 2025. O tempo médio de espera também reduziu significativamente: de 60 para 49 dias.
“Assumi o compromisso de reduzir as filas por atendimento especializado e estamos cumprindo. É gestão com foco, planejamento e prioridade onde mais importa. Esse avanço é fruto de uma força-tarefa coordenada, com mais oferta de consultas e exames, garantindo respeito e cuidado a quem depende do SUS curitibano”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
Ampliação do acesso
A redução das filas foi possível graças a um conjunto de ações, entre elas:
Adesão aos programas Mais Acesso a Especialistas e Agora Tem Especialista, do Ministério da Saúde;
Ampliação da oferta junto a prestadores contratados;
Inauguração, em 2024, do Centro Curitibano de Atenção Especializada, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).
Outra medida fortalecida pelo Especialidades em Ação é a telerregulação, que permite ao médico da atenção primária compartilhar o histórico clínico do paciente com um especialista telerregulador. Esse profissional avalia o prontuário eletrônico e define o plano de cuidado na própria unidade de saúde ou encaminha para atendimento especializado.
Com essas estratégias, o número de consultas mensais nas especialidades de maior demanda — Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia — passou de 15 mil para 27 mil, um crescimento de 80%. Na área de exames, houve aumento de 47% na oferta mensal de ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias, que passaram de 11.743 para 17.283 procedimentos.
“Ampliamos de forma expressiva nossa capacidade de resposta nas especialidades mais procuradas, o que impactou diretamente na redução das filas. Seguimos comprometidos em oferecer um cuidado ágil, seguro e humanizado”, destacou a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Atendimento aprovado
O impacto positivo do programa é percebido pelos pacientes. A pensionista Luísa dos Santos Beher, 66 anos, participou no último sábado (9/8) de um circuito de Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) no Hospital de Olhos do Paraná, onde passou por consulta e exames oftalmológicos na mesma manhã. “Achei que demoraria, mas foi tudo muito rápido e o atendimento foi maravilhoso”, relatou.
O aposentado Hélio de Souza, 70 anos, também foi surpreendido pela rapidez. Após cirurgia de catarata em janeiro, esperava a revisão apenas no próximo ano, mas foi convocado meses antes. Já o relojoeiro José Carlos de Jesus, 52 anos, diagnosticado com diabetes há 45 dias, fez acompanhamento oftalmológico preventivo e comemorou o resultado. “Fui chamado rápido e bem atendido. A boa notícia é que está tudo certo com meus olhos”, disse.