A Prefeitura de Londrina oficializou no início desta semana mudanças no alto escalão da administração. Rodrigo Souza, que comandava a Secretaria Municipal de Governo (SMG), assumiu agora a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). Já Leonardo Bueno Carneiro, que ocupava a SMRH, passa a chefiar a Secretaria de Governo, mantendo-se também à frente da Secretaria de Gestão Pública (SMGP).
As alterações foram formalizadas em dois decretos assinados pelo prefeito Tiago Amaral, publicados na edição nº 5.530 do Jornal Oficial do Município (JOM).
Rodrigo Souza assume Recursos Humanos
Administrador formado pela UEL e especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília, Rodrigo Souza tem experiência como consultor da Macroplan e é proprietário da Advance Estratégia e Gestão. Foi responsável pela coordenação do Masterplan Londrina 2040, que envolveu planejamento estratégico, governança e participação social.
Em sua nova função, Souza afirmou que pretende promover uma gestão mais próxima dos servidores municipais, com foco em escuta ativa e melhoria das condições de trabalho.
“Os servidores são muito competentes, mas enfrentam sobrecarga. Quero ouvi-los e reorganizar o trabalho para proporcionar um ambiente mais equilibrado, com cuidado, acolhimento e respeito”, destacou.
Leonardo Carneiro assume a Secretaria de Governo
Delegado da Polícia Civil do Paraná desde 2008, Leonardo Carneiro é formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás e possui especializações em Direito Processual Civil, Gestão da Segurança Pública e um MBA Executivo em Gestão e Governança em Segurança Pública pela FGV. Tem trajetória na gestão administrativa e operacional em diversas unidades da Polícia Civil e já atuou na Secretaria de Segurança Pública do Estado como coordenador de Planejamento Estratégico e de Operações Integradas.
Sobre a nova função, Carneiro ressaltou o papel integrador da Secretaria de Governo:
“A SMG tem a missão de articular todas as pastas, garantindo que cada secretaria atue alinhada ao plano de governo do prefeito. É uma função estratégica, que exige visão global da administração municipal”, afirmou.
As mudanças fazem parte de uma reestruturação interna com foco em fortalecer a articulação entre as secretarias e garantir maior eficiência na execução das políticas públicas do município.