No primeiro semestre de 2025, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal (BEA), resgatou 305 cães e gatos em situação de rua ou vítimas de maus-tratos. No mesmo período, foram registradas 1.059 denúncias relacionadas a maus-tratos.
O levantamento mostra ainda que o Hospital Veterinário Municipal realizou 3.581 consultas de urgência e eletivas. Além disso, foram aplicadas 332 doses de vacinas polivalentes, registradas 521 internações e realizadas 587 castrações.
Segundo o diretor de Bem-Estar Animal, Lucas Ferreira, os números reforçam a importância do trabalho desenvolvido em Londrina.
“Essas ações demonstram nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais e também com a saúde pública, prevenindo zoonoses e incentivando a posse responsável”, destacou.
O gerente do BEA, Eder Campos, lembra que os resultados também refletem o alcance dos programas municipais. “Já são mais de 10 mil cães e gatos atendidos com a entrega de 130 toneladas de ração dentro do programa Banco de Ração”, afirmou.
Adoções e Banco de Ração
Entre janeiro e junho, a Prefeitura promoveu 12 feiras de adoção, resultando em 86 novos lares para cães e gatos.
Pelo programa Banco de Ração, foram entregues 93.151 quilos de ração para cães e 38.515 quilos para gatos, beneficiando 5.701 cães e 4.548 gatos de famílias de baixa renda e protetores independentes cadastrados.
Animais da ADA
O relatório também inclui o início dos atendimentos clínicos a 504 cães e 49 gatos da Associação Defensora dos Animais (ADA), entidade sob intervenção judicial desde 8 de maio. Atualmente, 367 cães e 28 gatos permanecem sob os cuidados da CMTU.
Desde a intervenção, foram realizadas feiras de adoção exclusivas para os animais da ADA, ampliando as chances de novos lares.