O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, vistoriou nesta segunda-feira (1º) as obras de revitalização do Jardim Botânico de Londrina, no Norte do Estado. O convênio entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura, firmado em julho, prevê a troca dos vidros da estufa, reforma da área de apoio operacional, reparos no prédio principal e no anfiteatro externo, melhorias elétricas, impermeabilização do lago e revitalização da passarela. O investimento do Governo do Estado é de R$ 2,3 milhões.
As obras começaram há 45 dias e devem ser concluídas em até 60 dias, a tempo do aniversário de 91 anos de Londrina, em 10 de dezembro. “Esse é um dos espaços urbanos mais espetaculares do Paraná, um remanescente da Mata Atlântica que merece e vai ser preservado. Estamos na primeira etapa de um projeto maior para o Jardim Botânico”, afirmou Greca.
Nesta fase, a prioridade é reparar estruturas mais comprometidas, como a passarela que liga os dois lados do parque e a ponte interditada desde 2023. A estufa, um dos principais atrativos, também será renovada com novas esquadrias e vidros. “A expectativa é entregar tudo até dezembro, para marcar o início das comemorações rumo ao centenário de Londrina”, disse o secretário.
Uma segunda etapa do projeto já está em elaboração pelo Estado e deve ser licitada nos próximos meses. A proposta inclui a construção de um memorial dos 90 anos de Londrina e novas melhorias no complexo.
O Jardim Botânico, administrado pelo IAT, possui 97 hectares e abriga cinco jardins temáticos: o Arboreto Nativas do Paraná, com espécies de diferentes regiões fitogeográficas; o Jardim das Barrigudas, onde está o baobá (Adansonia digitata), típico de Madagascar; o Jardim das Coníferas, com araucárias (Araucaria angustifolia) e outras espécies; o Jardim Desértico, com cactáceas do semiárido nordestino; e o Jardim da Vovó, que reúne plantas comuns em quintais e hortas domésticas.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, que acompanhou a vistoria, destacou a parceria com o Estado: “Essa primeira fase da revitalização é um passo inicial para uma gestão compartilhada, aproximando cada vez mais o Jardim Botânico da população”.
Localizado na Avenida dos Expedicionários, nº 1.999, no conjunto Vivendas do Arvoredo, o Jardim Botânico está aberto diariamente das 8h às 18h, com entrada gratuita.