O ecossistema de inovação de Londrina deu um passo estratégico com o anúncio, nesta quarta-feira (30), de uma parceria inédita com a Plug and Play, uma das principais aceleradoras de startups do mundo. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, e da Prefeitura de Londrina.
Com sede no Vale do Silício (EUA), a Plug and Play foi a terceira investidora de capital de risco mais ativa do mundo em 2024, de acordo com o Pitchbook. Seu portfólio inclui 35 unicórnios — startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão — como PayPal e Dropbox.
A parceria foi formalizada entre a Plug and Play e a Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Londrina (Abratic), marcando o início de uma colaboração estratégica para impulsionar o desenvolvimento tecnológico da cidade, fomentar a aceleração de negócios e ampliar a visibilidade de Londrina como polo de inovação.
A vinda da aceleradora internacional é resultado da articulação conjunta entre o Governo do Estado e a prefeitura, dentro do escopo do Sistema Paranaense de Inovação, que apoia o fortalecimento de ecossistemas locais em todo o Paraná.
Segundo o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a chegada da Plug and Play é o início de uma expansão pelo Estado. “Essa parceria representa um avanço na transformação digital, com potencial de atrair investimentos em GovTechs — startups que oferecem soluções para a gestão pública — com benefícios tanto para Londrina quanto para o Paraná como um todo”, afirmou.
Entre as ações previstas na colaboração estão: mapeamento de demandas tecnológicas do setor público, criação de um hub de inovação em Londrina, programas de incubação e aceleração de startups, incentivo à digitalização e conexão entre empresas emergentes e grandes corporações por meio do modelo de inovação aberta (Venture Clienting).
O acordo também contempla o apoio à internacionalização de startups, exportação de tecnologias desenvolvidas localmente, além da promoção de eventos voltados à inovação, com foco em ampliar a visibilidade de Londrina no Brasil e no exterior.
O prefeito de Londrina, Thiago Amaral, destacou o potencial transformador da parceria. “A chegada da Plug and Play vai alavancar nossas startups, gerar novas receitas, trazer soluções para demandas do poder público e projetar Londrina no cenário internacional da inovação”, afirmou.
Presente no Brasil desde 2016, a Plug and Play já investiu em 39 startups da América Latina, sendo 11 delas brasileiras. A aceleradora planeja criar um fundo de US$ 50 milhões focado no mercado brasileiro, com ênfase em fintechs, agritechs e energytechs.
Segundo o CEO da Plug and Play Brasil, Igor Mazaki, Londrina já é uma referência nacional em tecnologia e empreendedorismo. “Nosso objetivo é oferecer estrutura, conexões e capital para que as startups da cidade possam escalar globalmente, levando a inovação brasileira para o mundo”, destacou.