Londrina tem um total de 13 pontos com sensores em semáforos, locais onde o sistema é acionado por aproximação e passagem do veículo em uma faixa sensível implantada sob o pavimento asfáltico. O sensor, que é acionado com o tráfego do carro dentro da velocidade permitida para a via, otimiza o fluxo de veículos nos cruzamentos e melhora a percepção dos pedestres nas esquinas.
Trata-se de um laço indutivo que fica debaixo do asfalto, na aproximação do semáforo, antes da faixa de retenção veicular. O carro passa em cima e o sensor o detecta em poucos segundos, acionando o mecanismo e o estágio do tempo de abertura do sinaleiro logo à frente.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que gerencia todo o sistema semafórico da cidade, está verificando estes pontos e melhorando a sinalização horizontal e vertical. O trabalho, que começou semana passada, deve ser concluído até o começo de maio, dependendo das condições meteorológicas.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, a vantagem dos conjuntos com sensores, se comparados aos convencionais, que funcionam com temporizador, é o melhor aproveitamento do acionamento do semáforo, principalmente para controlar melhor o fluxo das vias de maior movimento, que recebem grande parte dos veículos. “Caso não haja fluxo nas ruas ou avenidas adjacentes, por exemplo, o semáforo da via principal permanece operando no verde até detectar a aproximação de um veículo na transversal”, explicou.
A CMTU estuda expandir o sistema, que começou a ser implantado em 2009. Hoje, os pontos que contam com a tecnologia são:
Rua Henrique Dias x Av. Duque de Caxias (sensor na Rua Henrique Dias);
Rua Ana Morena de Mello Menezes x Rua Humaitá (sensor na Ana Morena de Mello Menezes);
Av. Maringá x Rua Oakland (sensor na Oakland, nos dois sentidos);
Rua Borba Gato x Av. Bandeirantes (sensor na Borba Gato);
Av. Higienópolis x Rua Professor Joaquim de Matos Barreto (sensor na Higienópolis para conversão na Joaquim de Matos Barreto, sentido centro);
Av. das Laranjeiras x Rua Mangaba (sensor na Rua Luís Bolognese);
Rua Jorge Casoni x Rua Jacob Bartolomeu Minatti (sensor na Jorge Casoni);
Rua Maranhão x Rua Jacob Bartolomeu Minatti (sensor na Maranhão);
Rua Eurico Hummig x Rua Ernani Lacerda de Athayde (sensor na Eurico Hummig, nos dois sentidos);
Av. Tiradentes sentido Cambé/Londrina (retorno para Cambé ou acesso à Rua Horácio Sabino Coimbra, próximo da Cacique);
BR-369-Rua Horácio Sabino Coimbra x Av. Fernando Cerqueira César Coimbra (sensor na Horácio Sabino Coimbra);
BR-369 – Av. Tiradentes conversão para Rua Serra dos Pirineus (sensor na Tiradentes);
Av. Saul Elkind x Rua Manoel Alves de Oliveira (sensor na Manoel Alves de Oliveira);