Emerson Dias/ Arquivo NCom Ao longo dos meses de de junho e julho, diversas unidades escolares municipais promoverão festas juninas voltadas aos alunos e comunidade, reunindo comidas típicas, danças regionais, brincadeiras e muita diversão. Somente neste fim de semana, diversas unidades escolares promoverão eventos abertos aos alunos e comunidade. Algumas festas constam no calendário divulgado na página da Secretaria Municipal de Educação (SME).
No ano passado foi sancionada a Lei Federal nº 14.555, em abril de 2023, que reconheceu as festas juninas como manifestação da cultura nacional e, desse modo, o tema se inseriu nos conteúdos obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Biason, explicou que, nas escolas, as festas juninas são muito associadas ao universo do campo, da colheita, e geralmente são abertas à comunidade. “É o primeiro grande evento que a escola faz, no ano letivo, e as famílias participam, então é um momento de celebração que culmina com o encerramento do semestre. É uma festa muito importante para as unidades escolares e é uma maneira da comunidade adentrar ao espaço da escola, ver as apresentações culturais, e participar de brincadeiras típicas da época”, afirmou.
Uma das escolas que vai promover uma grande festa junina, nesta sexta-feira (14), às 19h, será a Hélvio Esteves, localizada na Rua João Panchoni, 40, Jardim Belleville, região norte. Haverá comidas típicas, danças, show de prêmios, brincadeiras, e muita diversão. A diretora da escola, Simone dos Santos Aguiar Adati, ressaltou que a festa junina representa um momento importante de engajamento entre as crianças, suas famílias e a comunidade, fortalecendo os laços comunitários.
Segundo Adati, um mês antes do evento, a unidade realiza uma gincana que conta com a participação das crianças e familiares. “Nesta gincana, além da arrecadação de prendas, é feito um trabalho interdisciplinar, que envolve diversos conteúdos, inclusive um trabalho relacionado ao meio ambiente, ou seja, unimos várias áreas de conhecimento para a realização de um trabalho mais abrangente”, contou.
No sábado (15), às 14h, será realizado o “Arraiá Nara Menella”, no salão da Igreja do Semíramis, ao lado da escola, que fica na Rua Lázaro José Carias de Souza, 318, na região norte. Na programação do dia constam apresentações, barracas com comidas típicas, e show de prêmios.
Ainda no sábado (15), às 14h, haverá festa junina na Escola Municipal Ignez Corso Andreazza, que fica na Rua John Lennon, 78, Conjunto Habitacional Vivi Xavier, região norte. Vai ter comida típica, dança e bingo. No mesmo dia e horário, a Escola Roberto Pereira Pânico também receberá os alunos e a comunidade no “Arraiá do Panico”, na Avenida Máximo Péres Garcia, 540, Jardim São Vicente Palotti, região leste. A festa promete muita diversão, com comidas e danças típicas, além de brincadeiras.
Um pouco mais tarde, também no sábado (15), das 16h às 20h, a festança acontecerá na Escola Municipal Professora Jovita Kaiser, com quadrilha, brincadeiras, comidas típicas e muito mais. A unidade fica na Rua Raimundo Rodrigues da Silva, 29, no Jardim Alto da Boa Vista, região norte.