Divulgação/PMC O sábado (18) foi marcado pelo primeiro Dia D de ações de infraestrutura e saúde pública no Cambeville, antigo Londriville. A Prefeitura, em atuação conjunta de várias secretarias e servidores, promoveu melhorias viárias, obras, mutirão de limpeza, orientação de saúde e mais. Agora bairro, o Cambeville fica na divisa com Londrina, e tratava-se de uma área de invasão irregular há mais de 25 anos.
A ação contou com a participação das secretarias de Governo, Obras, Meio Ambiente, Saúde Pública e Assistência Social, e marca o início de uma transformação no local. Antes, uma área de invasão e há mais de 25 anos na justiça, a Prefeitura comprou o espaço onde estão os imóveis para promover a regularização fundiária. Além disso, agora com a reintegração de posse em um acordo do Judiciário, Ministério Público e antigo proprietário, o poder público municipal pode organizar e estruturar o bairro, levando serviços e prestando atendimento à comunidade.
Foram feitas melhorias em algumas ruas que ainda eram de terra, para facilitar a locomoção de moradores e serviços, mutirão de limpeza e recolhimento de inservíveis, capina e roçagem, mutirão de combate à dengue com verificação de quintais e ações de conscientização e atendimento aos moradores. Este é apenas o início dos serviços que serão promovidos no Cambeville. A médio prazo e após todo o processo de regularização fundiária, entregando as escrituras dos imóveis para as famílias, a Prefeitura também pretende urbanizar o local em parcerias com os governos federal e estadual. Com isso, vai ser possível construir novas moradias, e promover melhorias de infraestrutura como asfalto, rede de esgoto e energia elétrica.
O prefeito Conrado Scheller destacou o último sábado como um dia histórico para Cambé e ao Cambeville, dando sequência a um trabalho que começou há alguns anos. “Tudo isso foi possível porque primeiro tivemos uma harmonização entre os poderes judiciário, legislativo, Ministério Público e Prefeitura de Cambé, quando decidimos comprar esse imóvel e trazer dignidade para essas famílias que estão há 20 anos pisando na lama, com esgoto a céu aberto. Estou muito feliz de estar aqui com a nossa valorosa equipe no Dia D no Cambeville, trazendo serviços essenciais para as 250 pessoas que moram aqui, para a criança descalça que andava em esgoto a céu aberto. Estamos aqui hoje melhorando a infraestrutura, com o pessoal recolhendo o lixo, fazendo a limpeza, trazendo dignidade para essas pessoas e dizendo para elas que a Prefeitura veio para ficar e nós não vamos mais sair daqui. Agora elas estão sendo cuidadas”, disse.
Flávia Alves de Oliveira é representante de bairro no Cambeville há dois anos, mas mora lá há 10, e explicou que ver os servidores atuando no local, além do processo de regularização fundiária é uma vitória. Ela explica que sempre se sentiram abandonados e sem esperança da resolução dos problemas, já que por ser área particular, não era possível com que o poder público fizesse ações, não havia comprovantes de residência, o que interfere no recebimento de benefícios, além de energia e saneamento básico.
“Essa era uma luta que já tínhamos há muitos anos, e para a gente é muito importante, é mais do que ganhar milhões. É um lixo que tira aqui, um mato que corta ali, e para a gente é uma vitória muito grande. Nunca tivemos uma ação como essa, e é muito gratificante não só para mim, como também para todos os moradores do nosso bairro. E também ter a nossa casa mesmo é uma alegria imensa. Não tem dinheiro que pague nesse mundo. Tem morador aqui desde 1997, então são muitos anos abandonados aqui, sem benefícios, sem asfalto, sem energia, com casas pegando fogo, falta de água. Então, ter tudo regularizado nos traz uma expectativa de dias melhores, é como se estivéssemos renascendo. Daqui para a frente só vai melhorar”, completou.
Valquíria da Silva é mãe de três filhas, e se emocionou quando viu a Secretaria de Obras levando melhorias na rua que antes era de terra. “Estou muito feliz porque muitas vezes as crianças tinham que pisar no barro. Aqui mesmo onde eu moro, e na outra rua que está sendo mexida agora minha filha tem que passar para ir para a escola, e era muito barro, muita tristeza, tinha que deixar minhas filhas em casa faltando na escola. Eu recebo benefício, e quando você recebe benefício, e as crianças faltam muito, perdemos esse direito, mesmo que infelizmente eles não vejam o porquê das crianças estarem faltando. Quando chovia tinha que colocar sacolinha no pé, trocar de roupa, às vezes a sacola escorregava na lama, a roupa no varal sempre estava suja por causa da poeira. Agora, a minha filha não vai precisar pisar mais no barro, não vai faltar na escola e vai ter o estudo que eu não tive. Eu agradeço muito a Prefeitura de Cambé e a todos que estão trazendo essas melhorias para nós.”