17/05/2024 às 11h27min - Atualizada em 17/05/2024 às 12h30min

Ações do Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/PMC
O dia 18 de maio é marcado como a data nacional de ações para o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com isso, é feita em todo o país a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime. Para estimular o debate, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promove uma série de ações coletivas em alusão a data em todo o município.

Conforme informações do Ministério da Saúde, no dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, da cidade de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e uma forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído, através da Lei nº 9.970/2.000,  como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se manifeste contra esse tipo de violência, mobilizando toda a sociedade, e convocando para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.


Em Cambé, segundo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, as equipes de acolhimento do CRAS, CREAS e dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), junto com a rede Sócio Assistencial, vem desempenhando um papel fundamental no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para promover direitos, reparar danos e prevenir reincidências. No entanto, as ações de conscientização são intensificadas em maio.

“Estamos no Maio Laranja, que visa dar visibilidade a esse assunto, o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e com isso, as equipes da Assistência Social de Cambé vem desenvolvendo ações para conscientizar sobre o assunto. Afinal, para combater qualquer problema, é necessário conhecê-lo primeiro. Portanto, esse dia 18 de maio, e todo o mês, são importantes para tirar o tema da invisibilidade, de modo a informar, sensibilizar e mobilizar. Que essa conscientização sirva como incentivo para qualificar as ações de prevenção e enfrentamento das violências durante todo o ano, protegendo as crianças e adolescentes de forma mais efetiva”, ressaltou a secretária.

Cronograma de ações:

22/05, às 14h: com o CRAS Campos Verdes e equipe de Referência do CREAS no próprio CRAS;
23/05, às 14h: com o CRAS Novo Bandeirantes e equipe de Referência do CREAS no CCI Novo Bandeirantes;
27/05, às 14h: com o CRAS São Francisco e equipe de Referência do CREAS, com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no próprio CRAS;
28/05, às 19h: com o CRAS Tarobá e equipe de Referência do CREAS, no Lar Santo Antônio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp