14/05/2024 às 09h00min - Atualizada em 14/05/2024 às 09h00min
Com mutirão do último sábado, Apucarana atinge quase 40% do público alvo vacinado contra a gripe
Da Redação
Reprodução/PMA A busca ativa de pessoas, em todas as faixas etárias, para a vacinação contra a gripe, tem alcançado bons resultados em Apucarana. A mobilização das equipes da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) aos sábados, em supermercados, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Ginásio de Esportes Lagoão, e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), vem contribuindo para ampliar o índice de imunização no Município.
Os números oficiais da vacinação, atualizados nesta segunda-feira, apontam que Apucarana já atingiu 38,77% do público alvo imunizado. No Paraná, o índice de vacinados alcançou até agora 30,44%; e em todo o Brasil, o percentual de pessoas imunizadas contra a gripe atingiu 31,26%.
Apucarana realizou o terceiro sábado consecutivo de vacinação contra a gripe. Mais uma vez a população atendeu o chamado da saúde pública, resultando na aplicação de 827 doses neste dia 11 de maio. No total serão quatro finais de semana de oferta da vacina na gripe em locais alternativos para a população.
A estratégia da prefeitura e Autarquia Municipal de Saúde para elevar a cobertura vacinal completará o quarto sábado no dia 18 de maio. “A mobilização vem alcançando bons resultados em Apucarana, considerando que já atingimos o percentual de quase 40% de vacinados, acima dos índices do Paraná (30,44%), e do Brasil (31,26%)”, avalia o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.
O prefeito Junior da Femac cumprimentou ontem as equipes da Autarquia Municipal de Saúde, que estão trabalhando aos sábados, na busca ativa de pessoas para imunização contra a gripe. “Trata-se de um trabalho muito importante, vacinando todas as faixas etárias antes do inverno, buscando evitar casos mais graves durante os meses mais frios”, assinala.
As doses continuam regularmente à disposição da população em 27 Unidades Básicas de Saúde, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 horas as 16h30 e ainda na Central de Atendimento da Dengue, no ginásio Lagoão, de 8 horas as 20h30, todos os dias da semana.
O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, detalha que algumas UBSs estão vacinando contra a gripe em um horário mais estendido. A UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, oferta às doses todos os dias da semana de 8 horas às 20h30. Já as UBSs Antônio Sachelli, no Jardim Colonial; Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Miyadi, Núcleo Dom Romeu; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa aplicam a vacina de segunda feira a sexta-feira, entre 8 horas e 20h30. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.