Apucarana foi atingida na madrugada desta sexta-feira (25/07) por um vendaval acompanhado de chuva rápida, que provocou quedas de árvores, danos à rede elétrica e interrupções no fornecimento de energia, internet e telefonia em diferentes regiões da cidade. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as rajadas de vento chegaram a 69,5 km/h. Agentes de Trânsito foram mobilizados para garantir a segurança em pontos de maior movimentação de veículos.
Os principais prejuízos ocorreram na infraestrutura urbana. Um dos casos mais graves foi registrado na Rua Rio dos Patos, no Núcleo João Paulo I, onde uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação, deixando a região sem serviços essenciais. Também foram registradas quedas de árvores na Avenida Curitiba e nas Ruas Noboru Fukushima e Lapa.
Na BR-376, saída para o Distrito de Pirapó, uma árvore desabou sobre o telhado de uma residência próxima à Auto Elétrica Yamamoto. A ocorrência foi atendida por equipes da Secretaria de Serviços Públicos e do Corpo de Bombeiros. Já na Rua José Francisco Ferreira, um galho atingiu a rede elétrica, afetando o fornecimento de energia para mais de 150 residências no Condomínio Vale do Sol.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Diego Silva, que coordenou os trabalhos de emergência, destacou a gravidade da situação. “Desde as primeiras horas da manhã, servidores da Secretaria do Meio Ambiente, equipes terceirizadas da Sema e da Secretaria de Serviços Públicos foram acionados para remover árvores e liberar as vias. A Copel também esteve nos locais afetados para restabelecer a energia e auxiliar na remoção de galhos e troncos sobre a fiação”, explicou.
Apesar dos danos ainda estarem sendo avaliados, a pronta resposta das equipes da Prefeitura foi essencial para reduzir os transtornos à população e garantir a retomada dos serviços.