09/05/2024 às 11h00min - Atualizada em 09/05/2024 às 11h00min

Polícia Federal realiza operação contra crimes em contratos públicos nos Portos do Paraná

Da Redação

Reprodução/PF
Na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Federal (PF) do Paraná iniciou uma operação contra crimes relacionados a contratos públicos nos Portos do Paraná. A ação ocorre em Curitiba e no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, os valores teriam sido desviados de obras realizadas nos Portos do Paraná, especialmente no Porto de Paranaguá, através de licitações fraudulentas no serviço de dragagem do Canal da Galheta, em 2008.


As investigações tiveram início em 2021, após a Operação Daemon, que desmantelou um esquema de pirâmide financeira no mercado de criptomoedas. Naquela ocasião, a polícia também descobriu fraudes no processo de recuperação judicial das empresas do grupo investigado.

Durante a Operação Daemon, um dos interrogados revelou que operava o esquema com o dinheiro de um empresário de Curitiba, que foi superintendente da empresa estatal responsável pela administração dos Portos do Paraná de 2003 a 2008. O nome desse empresário não foi oficialmente divulgado.

Em nota, a atual gestão da Portos do Paraná afirmou que a investigação se refere a contratos públicos do período de 2003 a 2008, que já foram encerrados há mais de uma década.

A operação desta quinta-feira investiga os crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva, e associação criminosa. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e 13 mandados de sequestro de bens, expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas bancárias e aplicações financeiras dos investigados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp