Reprodução/X Conmebol No último jogo de 2024, a Seleção Brasileira empatou com o Uruguai em 1 a 1 nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e saiu vaiado pelo torcedor baiano. O confronto foi válido pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Com uma atuação abaixo das expectativas, o time comandado por Dorival Júnior saiu atrás no placar. Federico Valverde marcou para o Uruguai aos 9 minutos da etapa final. O empate brasileiro veio pouco depois, em um belo chute de fora da área de Gerson, aos 16 minutos.
Com o resultado, o Brasil caiu para a quinta colocação na tabela, somando 18 pontos. O Uruguai, por sua vez, segue firme na vice-liderança com 23 pontos, atrás apenas da Argentina.
A próxima Data FIFA será no final de março de 2025. O Brasil enfrentará a Colômbia em casa, enquanto o Uruguai jogará contra a Argentina, ambos pela 13ª rodada das Eliminatórias. As informações sobre data, horário e local das partidas ainda serão definidas.
O JOGO
O Brasil começou bem no primeiro tempo, impulsionado pelo apoio da torcida na Arena Fonte Nova. Nos minutos iniciais, a equipe de Dorival Júnior teve duas boas oportunidades. Primeiro, Vinícius Júnior finalizou para fora logo aos dois minutos. Depois, Gerson apareceu livre na área, mas parou em uma defesa segura do goleiro Rochet.
Após o início promissor, o desempenho da Seleção perdeu intensidade. O Uruguai aproveitou para assustar aos 20 minutos, quando Darwin Núñez e Valverde protagonizaram uma boa jogada, mas o chute do camisa 15 foi bloqueado pela zaga brasileira. Apesar de ter maior posse de bola, o Brasil criou poucas chances relevantes até o fim da primeira etapa, com exceção de um cabeceio de Marquinhos aos 46 minutos, defendido por Rochet. Assim, o primeiro tempo terminou sem gols.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil quase abriu o placar. Vinícius Júnior recebeu um bom passe de Raphinha, invadiu a área e finalizou com a perna esquerda, mandando a bola muito perto da trave. Porém, o Uruguai foi mais eficiente e marcou primeiro, aos 9 minutos, com Valverde acertando um belo chute colocado no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Ederson.
A resposta brasileira veio rapidamente. Aos 16 minutos, Gerson aproveitou uma sobra dentro da área e, de primeira, acertou um chute preciso, empatando a partida e levantando a torcida. No entanto, após o gol, o jogo caiu muito de produção.
O técnico Dorival Junior promoveu mais mudanças, com destaque para as entradas de Estêvão e Luiz Henrique, jogadores de Palmeiras e Botafogo, respectivamente, que pouco assustaram a meta do goleiro Rochet.
ESCALAÇÕES: Brasil 1x1 Uruguai BRASIL: Éderson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho (Estêvão), Vini Jr e Igor Jesus (Luiz Henrique).
Técnico: Dorival Júnior.
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Olivera e Saracchi; Ugarte, Bentancur e Valverde; Maxi Araújo, Pellistri e Darwin Núñez (Aguirre).
Técnico: Marcelo Bielsa.