21/11/2024 às 12h12min - Atualizada em 21/11/2024 às 12h12min
Exército recupera armas furtadas de batalhão em Cascavel e prende homem envolvido
Da Redação
Reprodução/Exército Brasileiro Na noite de quarta-feira (20), o Exército recuperou as últimas quatro pistolas furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel, no oeste do Paraná. O roubo ocorreu no sábado (16) e, ao todo, nove pistolas Beretta, calibre 9 mm, haviam desaparecido. A recuperação foi possível após uma denúncia anônima.
Na terça-feira (19), as primeiras cinco armas já haviam sido localizadas, e um homem foi preso durante a ação. Segundo informações do Exército, ele não é militar. Ainda não se sabe como o armamento foi retirado do batalhão.
Localização das últimas armas As pistolas restantes foram encontradas por volta das 23h50, em uma área rural desabitada de Santo Antônio do Sudoeste, também na região oeste do Paraná.
O furto foi detectado no domingo (17), quando as armas, que estavam na Reserva de Armamento do batalhão, um local de acesso restrito no quartel, foram dadas como desaparecidas. Para apurar o caso, foi aberto um Inquérito Policial Militar.
Megaoperação e apoio de forças policiais Cerca de 1.600 militares participaram das buscas, que contaram também com o apoio das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, segundo o Exército.
Prisão de suspeito e apreensão de armamento Na noite de terça-feira (19), um homem foi preso em Espigão Alto do Iguaçu, no oeste do estado, com quatro das nove pistolas furtadas. A quinta arma encontrada nessa etapa estava em Três Barras do Paraná, próximo a Quedas do Iguaçu, conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP-PR).
Além das pistolas, foram apreendidas na residência do suspeito 280 munições de calibre 9 mm e 50 de calibre 12, que, de acordo com a SESP-PR, não pertencem ao Exército.
O suspeito, que não tem antecedentes criminais, teve seu nome mantido em sigilo.