03/05/2024 às 14h02min - Atualizada em 03/05/2024 às 14h02min
Prefeitura lança campanha para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMC Devido à destruição causada pelas fortes chuvas e deslizamentos que atingem mais de 130 municípios do Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (29/4), a Prefeitura de Curitiba lança uma campanha de ajuda humanitária para a população afetada. Para isso, pede a participação dos curitibanos com a doação de alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza, produtos de maior necessidade, de acordo com a Defesa Civil gaúcha.
“Mais uma vez Curitiba se une e se mostra solidária às dificuldades enfrentadas por nossos irmãos que vivem uma situação de calamidade. Não podemos nos esquecer da boa gente do Rio Grande do Sul que neste momento sofre ao perder suas casas, seus pertences e até familiares”, diz o prefeito Rafael Greca.
As doações poderão ser feitas até a próxima quarta-feira (8/5) em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania e unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj). A iniciativa privada também faz parte desse esforço. Entre as empresas e instituições que já se solidarizaram à campanha e serão pontos de arrecadação estão as redes de supermercados Festval e Condor, o ParkShoppingBarigüi e a Ligga Arena, que vai arrecadar doações no próximo domingo (5/5), quando o Athletico enfrenta o Vasco. O Rotary Clube de Curitiba e a empresa Landis+Gyr, que atua na área de gerenciamento de energia, farão doações à campanha.
União de esforços
A campanha solidária de Curitiba será coordenada pela Defesa Civil da capital e pela FAS e trabalhará em conjunto com a Defesa Civil do Estado, que ficará responsável pelo transporte de doações até o Rio Grande do Sul que, neste momento, é feito apenas de avião ou helicóptero. O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, inspetor Nelson Ribeiro, também destaca a solidariedade dos curitibanos em momentos de emergência e calamidade pública. “Essa é uma característica do nosso povo e, mais uma vez, estamos à disposição para trabalhar de forma unida para todas as pessoas que precisarem.”
Todos os alimentos arrecadados pela campanha serão armazenados no Banco de Alimentos, da SMSAN, e os demais itens, como água e materiais de limpeza e higiene, no Disque Solidariedade da FAS. Em seguida serão encaminhados para o Pavilhão da Defesa Civil do Estado, localizado na Rua Vidal Natividade da Silva, 555, Cajuru.
Como contribuir
Contribuir com a campanha é fácil. Para doar grandes quantidades, os interessados podem abrir uma solicitação na Central 156, enquanto pequenas quantidades podem ser depositadas em um dos pontos de coleta instalados em toda a cidade. O interessado também pode entrar em contato com o Disque Solidariedade, serviço da FAS que faz a coleta, triagem e distribuição de doações a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, pelo telefone 3350-3596.