O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, autorizou nesta segunda-feira (18) a assinatura do contrato para a execução das obras do Novo Corredor Metropolitano de Curitiba. O projeto prevê o prolongamento da PR-423, conectando a BR-476, em Araucária, à BR-116, na divisa da Capital com Fazenda Rio Grande.
A intervenção, considerada a maior da Região Metropolitana de Curitiba, terá 9,5 quilômetros de pista duplicada em concreto e incluirá sete obras de arte especiais. O investimento é de R$ 336 milhões. Após a conclusão do processo de licenciamento, o prazo estimado para a execução é de 30 meses.
Segundo o governo estadual, a obra será estratégica para melhorar a mobilidade, desafogar o tráfego entre Curitiba e o Interior do Estado e ampliar a capacidade logística da região. Além disso, deve estimular o desenvolvimento econômico e atrair novos investimentos para a RMC. Após o evento, Ratinho Junior e o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, concederam entrevista à imprensa.
Detalhes do projeto
O Novo Corredor Metropolitano vai conectar a BR-116, no Sul de Curitiba, próximo a Fazenda Rio Grande, à BR-476, em Araucária, que também dá acesso ao Interior do Paraná pela BR-277 e a outros estados.
Com cerca de nove quilômetros de extensão em pista duplicada, a obra contará com pavimentação em concreto pelo sistema whitetopping, tecnologia já aplicada em rodovias estaduais como a PRC-280 e a Rodovia dos Minérios. Essa técnica garante maior durabilidade, resistência a tráfego pesado e menor custo de manutenção.
Estudos da Amep indicam que o novo corredor pode reduzir em até 30% o volume de veículos que utilizam atualmente o Contorno Sul de Curitiba para se deslocar entre a região Sul e o Interior. O trecho também passará por obras de modernização, já previstas no Lote 1 do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná.