O Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (TI Paraná) doou dezoito computadores e dois notebooks para as bibliotecas públicas municipais da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, e a doação foi mediada pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Secretaria de Governo.
O Sindicato está na Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP) e, mediante um acordo com federação, a TI Paraná recepcionou os equipamentos (PC, monitores, teclados, notebooks), após uma renovação realizada no Parque Tecnológico, e foi autorizada a destinar, através de doação, a entidades que necessitam aprimorar os sistemas de tecnologia.
O presidente da TI Paraná, Lucio Kamiji, que também é um dos fundadores do Arranjo Produtivo Local (APL) das empresas de TI de Londrina, disse que é com muito prazer que o TI Paraná faz essa doação para as bibliotecas públicas e que, apesar das bibliotecas e não terem o viés específico do setor de TI, contribuem para a formação dos cidadãos. “Acreditamos muito na formação básica, eu fui um usuário das bibliotecas públicas, e sabemos que hábito de leitura é muito importante e faz muito bem para qualquer ser humano, inclusive para os que vão seguir a área de TI. Nossa intenção é que contribuir com a educação das pessoas, pois sabemos da importância do estudo e, se possível, vamos contribuir com outras doações de equipamentos”, apontou.
O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a doação do Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná. “Esta ação é fantástica, pois estamos na era da tecnologia e a biblioteca tem o papel fundamental na formação dos cidadãos, seja como ponto de estudo, para busca de vagas de emprego, seja para a pessoa passar um tempo se divertindo, e é um instrumento muito importante para a cidade. Essa doação contribuirá muito com as bibliotecas públicas e com os londrinenses”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Bernardo Peligrini, mencionou que os computadores contribuirão com a ampliação da oferta de serviço e, principalmente, com o fortalecimento das bibliotecas setoriais. “Além da biblioteca central, nós temos outras nas zonas norte, sul, leste e oeste e na Vila Nova, ou seja, espalhadas por toda da cidade. Todas estas bibliotecas vão receber reforço com estes equipamentos”, destacou.
O diretor de Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, contou que o sindicato já tem uma forte parceria com a Instituto e, sabendo que os computadores estavam em posse da TI Paraná, entrou em contato para mostrar a importância destes equipamentos para os cidadãos que frequentam as bibliotecas públicas. “Fizemos essa conexão entre o legislativo, Secretaria de Governo e o sindicato, para prover isso para a população. Entendemos que este foi um exemplo de uma corrente do bem”, enfatizou.
O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, contou que a secretaria fez a articulação, junto com a Codel e TI Paraná, para trazer os computadores para as bibliotecas. “É um trabalho importante porque visa recuperar os equipamentos para esta destinação tão nobre que é atender as os idosos, jovens e crianças que precisam utilizar computadores nas bibliotecas municipais”, afirmou.
Participaram da entrega, o vice-prefeito, João Mendonça; a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo; e os vereadores Matheus Thum, Lenir de Assis, Professora Flávia Cabral e Giovani Mattos.