Divulgação/PMC O Centro Esportivo Castelo Branco esteve lotado mais uma vez, com cerca de sete mil cambeenses, na tradicional Festa do Trabalhador. O evento, realizado nesta quarta-feira (1), no Dia do Trabalhador, contou com a fase final do tradicional torneio 1º de Maio, atrações culturais, brinquedos para as crianças, serviços públicos e praça de alimentação.
Essa foi a segunda Festa do Trabalhador no atual modelo, que contempla uma programação idealizada para toda a família, com esporte, lazer, música, brincadeiras, alegria e harmonia.
O prefeito Conrado Scheller destacou que a Festa do Trabalhador é o investimento na felicidade e no lazer das pessoas. “As famílias de Cambé merecem o melhor, uma valorização ao trabalho deles. Essa festa nada mais é do que o investimento na saúde mental das pessoas. Trazer alegria, porque nós gostamos de ver o povo feliz, alegre, contente, com apresentações boas, comidas boas, estrutura, brinquedos, o futebol. A nossa intenção é fazer uma festa para a família cambeense, que tanto trabalha ao longo do ano e sustenta esse município. Tudo isso é para eles”, ressaltou.
Festa do Trabalhador
O evento mobilizou a comunidade, e encheu o Centro Esportivo Castelo Branco desde o início da manhã, a partir das 9 horas. A Festa contou com serviços públicos como o Ônibus da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, com servidores de odontologia fazendo avaliação de saúde bucal, e também com agentes de endemias prestando ação educativa em Saúde e orientações quanto ao combate da dengue.
Pela manhã, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu alongamentos com o professor Ricardo Araújo, e também aula de hiit, com a professora Edna da Performance Academia.
Ainda na programação cultural, no período da tarde, aconteceram as apresentações. Às 14 horas, a Traveling Band, banda de rock de Cambé com mais de 15 anos de experiência, subiu ao palco e entregou repertório vasto com clássicos do estilo dos anos 1960 à 1990. Depois, foi a fez da Família Sombell animar a festa com sucessos do flashback. E quem fechou o palco foi o grupo Café Society, com performances exclusivas, mais de 15 integrantes, entre músicos e dançarinos, muitos figurinos e músicas que embalaram a Festa já no entardecer.
Além disso, o evento ainda contou com um espaço kids, com brinquedos infláveis para as crianças; praça de alimentação com diversas opções de comidas e bebidas; muita música; espaço arborizado, tendas e pontos de distribuição de água gratuita para aguentar o calor.
A entrada era gratuita, mas quem levasse um quilo de alimento participava do sorteio de brindes como tablets e bicicletas. Ao todo, foram arrecadados 430 quilos, que foram destinados para a Santa Casa de Misericórdia de Cambé.
A auxiliar administrativa Lidiane Gonzaga destacou que participou da Festa pela primeira vez, mas que a partir de agora não quer perder nenhuma edição. “Achei um evento muito organizado, bem legal, divertido para as crianças e adultos, com programação para todos, então achei bem gostoso. Eu confesso que gosto mais de sertanejo, mas achei as atrações culturais muito legais também, deu para se divertir muito”, relatou.
O grande campeão do torneio foi o Strawbs
E um dos pontos altos da Festa do Trabalhador é o tradicional Torneio 1º de Maio. Em 2024, 56 equipes e cerca de 1.100 atletas. Depois da fase inicial, apenas 12 times chegaram ainda com chance de título nesta quarta-feira. A bola rolou ainda no início da manhã, com as partidas sendo disputadas até a tarde.
O grande campeão do torneio foi o Strawbs. Na fase regional, o time venceu a fase regional do Novo Bandeirantes vencendo os quatro jogos que disputou, sendo dois nos pênaltis. Já na fase final, foram três vitórias ainda em tempo normal. O vice-campeão foi o Invictus, e o terceiro colocado foi o Cambé Esporte Clube “A”.
Nathan Souza, atleta do Strawbs, expressou muita alegria com o título e enfatizou a organização do torneio. “A vitória foi muito boa, ainda mais em um torneio como esse. O ambiente aqui é muito família, muito acolhedor e eu gostei bastante. A festa está melhor que o ano passado, tudo muito bem organizado e que ajudou a gente também a conquistar o título. E como tudo está melhorando cada vez mais, pretendo participar sempre.”