25/04/2024 às 12h28min - Atualizada em 25/04/2024 às 12h28min
Nova estrutura da Estação Agrárias é instalada pela Prefeitura de Curitiba
Da Redação
José Fernando Ogura/SMCS Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) acompanharam a nova fase de execução do projeto da nova estação modelo Prisma Solar Agrárias. Nesta quarta-feira (24/4), o primeiro módulo do equipamento, montado na empresa Eccoprax, em Santa Catarina, foi instalado na base construída em frente ao Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral.
Para reduzir o impacto na rotina dos moradores da região, a instalação foi feita após às 20 horas. A Rua dos Funcionários ficou totalmente bloqueada enquanto as equipes da empreiteira realizaram o içamento e a soldagem da estrutura.
São quase 7 toneladas de aço distribuídas em módulos de duplo ataque - com áreas de embarque/desembarque em dois sentidos - que somam 80 m² de área coberta e capacidade para 280 usuários.
“Hoje entramos na reta final da entrega de mais um marco na inovação do transporte coletivo de Curitiba. Uma estação pautada na sustentabilidade, com estímulo à combinação de diferentes modais de transporte, que coloca nossa cidade no futuro, desde já”, disse Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc. Jamur e a equipe técnica responsável pelo projeto acompanharam a instalação.
Com o esqueleto do equipamento montado no local, o avanço da execução agora vai combinar ações em duas frentes: enquanto uma equipe monta a estação, instalando vidros, pisos, painéis fotovoltaicos, elétrica e lógica, outra equipe conclui a área do entorno, com a pavimentação da outra metade da rua, além do calçamento, paisagismo e a iluminação. Outro módulo do equipamento será colocado na madrugada de sábado (27/4).
Depois de concluída, a Estação Modelo Prisma Solar Agrárias será reativada para ajustes finais na operação com o transporte coletivo. O equipamento traz uma série de inovações, como a geração de energia fotovoltaica, conforto térmico, conexão com a Central de Operação da Urbs e do Hipervisor Urbano para monitoramento do sistema e entorno preparado para a multimodalidade. Um ponto de locação da Tembici, de bicicletas compartilhadas, também foi implantado na madrugada desta quinta-feira (25/4). Haverá ainda vagas de parada de carros de aplicativos, além de calçamento com atenção à acessibilidade.
Depois de aprovada a operação da estação, serão licitadas outras 11 prismas solares, para o itinerário do Inter 2. As novas estações do Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem U$ 106 milhões em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificação de quase 40 quilômetros de itinerário do Inter 2/Interbairros 2, incluindo viadutos e pontes, com impacto em 28 bairros da cidade.