23/04/2024 às 12h23min - Atualizada em 23/04/2024 às 12h23min
Depois de 17 anos de obras, Linha Verde de Curitiba tem data de inauguração
Da Redação
Daniel Castellano / SMCS O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou em suas redes sociais que a Linha Verde será finalmente concluída em 9 de junho, após 17 anos de obras.
Ele esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, para verificar os avanços nos trechos da Linha Verde, que já tem 95% do pavimento de concreto da canaleta de transporte finalizado.
Além disso, Greca fiscalizou os serviços na nova trincheira do Atuba, onde estão sendo realizadas obras de drenagem e pavimentação na pista local, entre a loja Balaroti e o Posto Arabian, na parte superior da estrutura.
Na parte interna da trincheira, na via marginal sentido Curitiba, as obras na estrutura de contenção estão na fase final. Também estão em andamento as obras de drenagem e pavimentação, bem como os trabalhos de paisagismo nos canteiros entre a pista exclusiva para ônibus e as marginais.
Dentro da trincheira, as pistas nos sentidos Colombo e Curitiba foram implantadas, e a pavimentação de concreto da canaleta exclusiva para ônibus está em fase final.
Nesta gestão, foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 e 3.2 da Linha Verde Norte, do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, totalizando aproximadamente 5,26 km.
Com essas entregas, 85% do eixo da Linha Verde destinado ao transporte coletivo foi concluído. O Lote 4.1 constitui o trecho final da Linha Verde, com quase 3 km de extensão, indo desde o Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana, incluindo as estações Atuba e Solar do transporte coletivo.
Os trabalhos no Lote 4.1 incluem obras de arte, terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade, além da infraestrutura necessária para as futuras estações Atuba e Solar.
Paralelamente às obras do Lote 4.1, estão sendo implantadas cinco novas estações-tubo, com duas empresas contratadas por licitação para a execução das obras.