18/04/2024 às 14h00min - Atualizada em 18/04/2024 às 14h00min
Projetos do deputado Alexandre Curi (PSD) beneficiam entidades ligadas a diversas áreas da sociedade
Alep
Valdir Amaral/Alep Três projetos apresentados pelo deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), concedem título de utilidade pública a três entidades, nos municípios de Arapoti, Matinhos e Manoel Ribas. Todas têm atuação comprovada em favor da comunidade em que atuam, em áreas distintas. As propostas foram aprovadas nas sessões realizadas nesta terça-feira.
A Associação Parque Histórico de Arapoti é uma das beneficiadas pelos projetos. A entidade tem a finalidade de construir um parque histórico e uma casa da memória, bem como promover exposições de máquinas e equipamentos agrícolas e industriais, também de utensílios domésticos, artesanato, fotos e documentos e outros objetos históricos, com a finalidade de preservar a memória da colonização holandesa e da agropecuária da região.
A Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, com sede em Matinhos é outra atendida pela iniciativa de Curi. Além de fomentar a prática do xadrez, a entidade possui objetivos e finalidades que demonstram seu compromisso com o bem-estar da sociedade e a promoção de valores fundamentais. Na justificativa, o deputado destaca o compromisso da CBXE “com a promoção de valores essenciais para o desenvolvimento humano e social, a concessão do título de utilidade pública estadual é justificada como forma de reconhecimento e apoio às suas atividades em prol do bem comum e da construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável”.
Outro beneficiado por projeto de utilidade pública é o Centro de Tradições Gaúchas “Coração do Paraná”, com sede no município de Manoel Ribas, que contribui para a preservação e divulgação da cultura gaúcha, assim como pela promoção de atividades culturais, assistenciais e sociais. “Além disso, a entidade segue os princípios estabelecidos na Carta de Princípios do MTG/PR, que são fundamentais para a promoção dos valores tradicionalistas, como a lealdade, a ética e o respeito às tradições”, ressalta o autor do projeto.