17/04/2024 às 15h44min - Atualizada em 17/04/2024 às 15h44min
Funcionários descem estufa do Jardim Botânico de rapel para fazer a limpeza dos vidros
Redação Paraná em Destaque
Thiago Lisboa/SMCS Até sexta-feira (19/4), quem estiver no Jardim Botânico e olhar para cima vai ver funcionários descendo de rapel pela estufa para limpar os 3,8 mil vidros que a formam. Desde segunda-feira (15/4), a estufa está fechada para o trabalho, que deve ir até 30 de abril. A limpeza é mais um exemplo do zelo da Prefeitura de Curitiba pela cidade.
Além de água e produtos limpadores, os funcionários contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente usam 180 metros de corda, mosquetões, trava-quedas, capacetes, 60 metros de mangueira de alta pressão e cadeirinhas próprias para trabalho em altura. Afinal, as três cúpulas da estufa estão a 16 metros do chão.
A limpeza dos vidros é feita interna e externamente e os produtos utilizados são neutros e biodegradáveis, para não prejudicar as plantas dentro da estufa. “Muito bom trabalhar aqui no Jardim Botânico, uma paisagem bonita e tranquila. Aqui vemos muitos turistas que vêm visitar o espaço”, disse Renan Carlos Vieira, coordenador da empresa de limpeza. Ele acompanha de perto todo o trabalho, diariamente.
Amor à primeira vista
Quem também viu a limpeza da estufa, na tarde de terça-feira (16/4), foram as turistas Letícia de Lemos Santos e Maria Lenilce, que vieram de Maurilândia (Goiás) para passear em Curitiba. “Essa é a quinta vez que venho ao Jardim Botânico, gosto muito daqui. Tem muita coisa diferente para gente ver, a limpeza e organização aqui do local é o que mais gosto. Essa limpeza que estão fazendo na estufa é muito importante para manter o espaço sempre bonito”, disse Letícia.
A filha dela, Maria Lenilce, conheceu pela primeira vez o Jardim Botânico. “Eu me apaixonei pelo Jardim Botânico, foi amor à primeira vista. Quero trazer meu neto aqui pra passear”, disse Maria, ao lado da irmã Maria Zenilde, que mora há 23 anos em São José dos Pinhais
Manutenção
A previsão é que a estufa do Botânico fique fechada até o dia 30 de abril. A Galeria das Quatro Estações e o Café do Senac também ficarão fechados de 22 a 24 de abril para serviços de manutenção interna e de limpeza da estrutura. A água utilizada na limpeza é do poço artesiano do Horto Municipal do Guabirotuba, um dos 30 perfurados pelo município durante a crise hídrica de 2020 para atender aos equipamentos municipais e comunidades vulneráveis.