Daniel Castellano / SMCS Está acontecendo neste sábado (13) em 20 unidades de saúde da Prefeitura, até as 17h, o Dia D de Vacinação convocado pelo Ministério da Saúde. As doses contra a gripe são destinadas ao público prioritário, mas também estão disponíveis vacinas do calendário de imunização contra outras doenças.
Até as 11h15 deste sábado, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicaram 4.129 doses de vacinas - 2.481 contra gripe, 647 anticovid e 1.001 do calendário regular.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem aproveitar até as 17h de sábado – dia de folga do trabalho e dos estudos para a maioria - e se proteger. “É uma oportunidade para toda a família”, disse o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, que acompanhou a abertura do Dia D na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, no bairro São Francisco.
O público comparece
Neste local, os primeiros a chegarem, antes da abertura do serviço de saúde, foram Aparecida Antonia Brunieri Regis, de 81 anos, e o marido, Clarimar Regis, de 79. Moradores do Centro, eles saíram de casa pouco depois das 8h. Às 8h30 já estavam na unidade de saúde e, às 9h15, com a vacina no braço. A primeira a levar a picada suave da aplicação foi Antonia. “Sou medrosa, mas precisa. Fizemos a nossa parte”, disse.
Morador do Jardim Botânico, o médico líbio radicado em Curitiba Mohamed Alawaj também chegou cedo. Foi em busca de vacina contra a gripe para ele e os três filhos – Jood, de 7 anos, Emhemed, de 5, e Abdulhak, de 3. As crianças deram um abraço e tiraram fotografia ao lado do Zé Gotinha, personagem símbolo das campanhas de vacinação no Brasil há 38 anos. “É mais prático reunir todos para tomar vacina no sábado”, observou o médico.
Gripe e covid
Fazem parte do público convocado para se vacinar contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias); pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; professores do ensino básico e superior; indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais da força de segurança e salvamento; profissionais das formas armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários e trabalhadores da saúde.
Também estão sendo ofertadas neste sábado doses contra a covid. Se houver sobra do imunizante, as doses restantes serão ofertadas na próxima semana apenas nas 20 unidades participantes do Dia D.
Dia D de Vacinação
Data: 13/4 (sábado)
Horário: das 9h às 17h
As vacinas estão disponíveis em 20 unidades de saúde:
Distrito Sanitário Matriz
- US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 - Alto do São Francisco
Distrito Sanitário do Pinheirinho
- US Ipiranga
}Rua Santa Regina, 667 - Capão Raso
- US Maria Angélica
Rua Professor Júlio Teodorico Guimarães, 337 - Pinheirinho
Distrito Sanitário Santa Felicidade
- US Bom Pastor
Rua José Casagrande, 220 Vista Alegre
- US Butiatuvinha
Avenida Manoel Ribas, 8.640 - Butiatuvinha
Distrito Sanitário Tatuquara
- US Dom Bosco
Rua Angelo Tosin, 100 - Campo do Santana
- US Santa Rita
R. Adriana Ceres Zago Bueno, 1.350 – Tatuquara
Distrito Sanitário Boqueirão
- US Vila Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 - Hauer
- US Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão
Distrito Sanitário Boa Vista
- US Tingui
Rua Nicolau Salomão, 671 - Tingui
- US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 - Abranches
Distrito Sanitário Bairro Novo
- US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 - Sítio Cercado
- US Umbará I
Rua Dep. Pinheiro Junior, 915 - Umbará
Distrito Sanitário da CIC
- US Augusta
Rua Robert Redzinski, 222 - Cidade Industrial
- US Sabará
Rua Pedro Andretta, 3.030 - Cidade Industrial
- US Taiz Viviane Machado
Rua Gastão Natal Simone, 05 - Cidade Industrial
Distrito Sanitário do Portão
- US Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1495 - Vila Guaíra
- US Santa Quitéria II
Rua Bocaíuva, 310 - Santa Quitéria
Distrito Sanitário Cajuru
- US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia
- US Uberaba de Cima
Rua Capitão Leônidas Marques, 1.392 - Uberaba