30/03/2024 às 12h00min - Atualizada em 30/03/2024 às 12h00min

Curitiba chega aos 331 anos como referência nacional em transparência e governança

Da Redação

Reprodução/SMCS
O prefeito Rafael Greca anunciou durante a Smart City Curitiba Expo 2024, na semana passada, a criação da Secretaria Municipal Extraordinária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial (Sedeia).

O objetivo do novo órgão é dar sequência à adoção de soluções que tornam o serviço público mais moderno, ágil e próximo de quem mora e usa a cidade. O sistema de videomonitoramento Muralha Digital, a plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos denominada Hipervisor Urbano e a Zeladoria Virtual já usam a IA e são alguns exemplos.


A Sedeia tem o papel de articular, promover e integrar novos projetos que usem a tecnologia de Inteligência Artificial, possibilitando a criação de sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a percepção humana por meio de máquinas. O órgão trabalha em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que já atua com o Vale do Pinhão - ecossistema de inovação da cidade.

Não precisa nem pedir
Graças a ações implantadas durante a gestão Rafael Greca, a IA já faz parte da vida dos curitibanos. Com a Zeladoria Digital - ferramenta usada em favor da manutenção urbana – ficou mais ágil a gestão daquilo que o público identifica como “Zelo por Curitiba”, slogan da campanha de marketing que pontua as ações da Prefeitura no segmento.

O programa Zelo Virtual se baseia em veículos de transporte da frota da Prefeitura e de aplicativo. Eles estão equipados com sensores para monitorar a situação das ruas, avaliando o pavimento e outros elementos da paisagem urbana. Ao detectar um buraco em uma via, por meio da inteligência artificial, abre-se automaticamente um protocolo de solicitação de serviço para ser executado pelo órgão competente.

O futuro é agora
Plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos recém-inaugurada, o Hipervisor Urbano reúne ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam a gestão de serviços em tempo real e o planejamento de políticas públicas por todas as áreas da Prefeitura de Curitiba.

Projetado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a inovação é formada por um Centro de Operações com grandes monitores que atualizam os dados em tempo real. Os equipamentos são coordenados por 23 técnicos, divididos entre cientistas e desenvolvedores.

Redução da criminalidade
A Muralha Digital é o sistema de videomonitoramento composto por 1,9 mil câmeras de vigilância instaladas em locais da cidade com grande circulação de pessoas. Além de equipamentos fixos, o sistema está ligado às câmeras corporais (body cams) e às câmeras veiculares da Guarda Municipal.
Com a Muralha Digital, a taxa de criminalidade caiu 40%, segundo dados da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

Gestão compartilhada
Apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de governança e vencedor do prêmio “World Government Summit” neste ano, o programa de consulta pública Fala Curitiba foi criado em 2017 para dar voz ao cidadão na escolha de obras e serviços.

A participação dos moradores se dá pela internet, pelas unidades itinerantes conhecidas por Fala Móvel e nas reuniões de bairros e nas Regionais. Neste momento, o Fala Curitiba está concluindo a sua primeira etapa, momento em que os cidadãos com 15 anos ou mais estão escolhendo cinco entre 65 ações referentes a 17 políticas públicas.

Casa em ordem
Criada em abril de 2022, a Controladoria-Geral do Município (CGM) trouxe para a Prefeitura mecanismos de controle eficientes para a gestão cada vez mais próxima dos interesses de eficiência e transparência dos gestores públicos e também da população.

Para isso, colocou à disposição do público a sua Ouvidoria – instância para onde devem ser comunicadas as condutas antiéticas e os atos contra a administração municipal. O objetivo é oferecer ao cidadão a oportunidade de participar da gestão pública de forma efetiva.

A CGM também é responsável pela implantação da Política de Gestão de Riscos. Segundo o o controlador-geral de Curitiba, Daniel Conde Falcão, a gestão de riscos é feita de forma sistemática, estruturada e oportuna, fornecendo informações de apoio às decisões de alocação, uso apropriado dos recursos e otimização do desempenho organizacional.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp