17/03/2024 às 10h53min - Atualizada em 17/03/2024 às 10h53min
Referência nacional, Curitiba sedia feira internacional de turismo inteligente
Da Redação
Memorial de Curitiba. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS) Começa em Curitiba, neste domingo (17/3), a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), do Instituto Cidades do Futuro e a Fundação Ciudad de La Plata. O evento vai começar com pitchs (palestras curtas) e a entrega do Prêmio Ibero-Americano DTI no Memorial de Curitiba, às 19h. A programação, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba, termina na terça-feira (19/3).
A Fidi integra a programação de março pelos 331 anos da capital e antecede o Smart City Expo Curitiba 2024, edição brasileira do maior fórum de cidades inteligentes do mundo, que ocorre a partir de quarta-feira (20/3).
“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes representa um marco para Curitiba e para o País, destacando o compromisso da cidade em se tornar uma referência mundial em turismo inteligente e sustentável”, declara o prefeito Rafael Greca, que participa da abertura na segunda-feira (18/3), no Memorial de Curitiba.
As conferências, painéis e dissertações vão acontecer em diversos locais da cidade como o Memorial de Curitiba, a Biblioteca Pública, o Cine Passeio, o Paço da Liberdade.
CLIQUE AQUI e confira a programação completa.
Segundo o diretor do Instituto Ciudades del Futuro e organizador da Fidi, Gonzalo La Rosa, este evento é a melhor oportunidade para pessoas da América Latina vivenciarem uma cidade e um destino inteligente como Curitiba.
“A feira vai gerar conhecimento compartilhado, porque teremos muitos destinos e organizações apresentando iniciativas e avanços na aplicação deste modelo DTI, que está transformando o turismo em nossa região e no mundo”, conclui La Rosa.
Prêmio Ibero-Americano DTI Curitiba é finalista ao prêmio no segmento Destino, com a indicação do Conexão Curitiba DTI. Para Wellington Medeiros, coordenador do Programa Curitiba DTI do Instituto Municipal de Turismo, a indicação é um reconhecimento do esforço que todo o ecossistema tem feito para transformação de Curitiba em um Destino Turístico Inteligente.
“O Conexão surgiu do grupo de trabalho do Comitê do Ecossistema Curitiba DTI, como ação proposta no nosso mapa estratégico. A proposta é realizar um evento de aproximação do trade turístico local com startups e empresas do setor de inovação e tecnologia, com realização de pitchs dessas soluções, despertando o interesse e conexão entre esses dois segmentos”, explica Medeiros.
O futuro do turismo A Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, através da Mesa de Trabalho de Boas Práticas, impulsionou a primeira edição do Prêmio Ibero-Americano DTI. A iniciativa considerada inovadora, reconhece e premia os destinos turísticos do continente, bem como organizações do setor privado, tanto acadêmicas e do terceiro setor, como empresas, em dois segmentos: Destinos e Organizações. Confira abaixo as categorias e os finalistas.