11/03/2024 às 12h03min - Atualizada em 11/03/2024 às 12h03min
Curitiba inicia obras de recuperação da faixa exclusiva de ônibus da Rua XV de Novembro
Da Redação
Daniel Castellano / SMCS Começou nesta segunda-feira (11/3) a recuperação do pavimento da Rua XV de Novembro. A primeira etapa está sendo realizada na faixa exclusiva de ônibus, entre a ruas Francisco Torres e Conselheiro Laurindo, no Centro.
A ação é realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Toque feminino
Parte integrante do processo de fresagem, como o que está sendo realizado nesta intervenção, a rega com água do pavimento para resfriamento, controle da poeira e limpeza do pavimento, é feita com um toque feminino.
Erenis Franciele Negrelli Camargo, 33 anos, é a única mulher atuando nessa frente de trabalho e é responsável pela condução do caminhão-tanque.
“Eu dirijo caminhão há 4 anos. É equipamento importante de apoio para a realização das obras”, explicou a trabalhadora, que afirmou gostar da função e que se sente respeitada pela empresa.
Ônibus fora da faixa
Para recuperar a faixa exclusiva de ônibus, as linhas que circulam pela via estão sendo desviadas para a pista da esquerda da Rua XV de Novembro. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) fazem orientações na região.
Nesta segunda-feira, o trabalho de fresagem começou na Rua General Carneiro, se estendendo até a Francisco Torres. O trânsito está fluindo com bloqueios parciais que são realizados de acordo com a necessidade para o andamento do trabalho.
Segunda etapa
Além dessa intervenção, nos próximos dias, a Rua XV de Novembro também terá o pavimento recuperado no trecho entre as ruas Conselheiro Laurindo e Presidente Faria. Dessa vez, a ação vai abranger todas as faixas da via, com a consequente necessidade de bloqueio total de trânsito no local.
Para amenizar eventuais congestionamentos, os motoristas serão orientados por agentes da Setran durante o período dos trabalhos.
Asfalto borracha
A recuperação da Rua XV de Novembro está sendo feita pelo sistema de fresa e recape, que na primeira fase retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
A previsão é de que o serviço seja concluído até o dia 30 de março, se as condições do tempo permitirem.