23/02/2024 às 12h00min - Atualizada em 23/02/2024 às 12h00min
Prefeitura de Curitiba prepara ação de empregabilidade para pessoas com deficiência
Da Redação
Sandra Lima/SMCS Pessoas com deficiência em busca de emprego já podem atualizar o currículo e preparar o laudo médico. Os documentos deverão ser apresentados na ação de empregabilidade que o Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD) da Prefeitura promoverá na próxima quinta-feira (29/2) – último dia de fevereiro - no estacionamento da Rua da Cidadania Bairro Novo. Será a primeira atividade do gênero em 2024.
Para facilitar o comparecimento de quem depende de acompanhante nos deslocamentos, haverá dois turnos de recrutamento: das 9h30 às 12h e das 13h às 16h. Os candidatos pré-selecionados serão encaminhados para entrevista na sede das empresas recrutadoras.
Empresas participantes
Dezesseis organizações confirmaram participação até o momento. Entre elas estão quatro unidades da rede hoteleira Accor (Ibis, Novotel, Atrio e Rayon), que estarão na ação de empregabilidade pela primeira vez. O grupo também formalizou sua entrada na Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho (Cimt), que é o fórum bimestral para troca de ideias e experiências para tornar as organizações mais acessíveis e abertas aos trabalhadores com deficiência.
A estimativa inicial é de que sejam ofertadas cerca de 500 vagas, entre as abertas pelas organizações participantes e as disponíveis no escritório local do Sine (Sistema Nacional de Emprego), coordenado pela FAS (Fundação de Ação Social).
Além da FAS, CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e a Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A também são parceiros do DPCD no evento.
Desfazendo velhos mitos
Quem for à ação de empregabilidade – e também quem trabalha ou estiver buscando outros serviços na Rua da Cidadania do Bairro Novo - poderá participar, de manhã, de uma outra atividade relacionada ao universo da pessoa com deficiência. É a palestra sobre os direitos previstos em lei para esse público, que começará às 9h30, no auditório do local, e terá 1h de duração.
O tema será abordado pela assessora jurídica do DPCD, Camila Zem. “A proposta é orientar a comunidade sobre seus direitos e capacitar nossos servidores que atuam nas regionais sobre a importância do uso da terminologia correta e de atitudes não capacitistas”, explica.
Capacitismo é uma forma de preconceito, baseado em crenças e atitudes, que subestima as pessoas com deficiência e desconsidera sua capacidade e preparo para executar diferentes tipos de tarefas.
Serviço: Ação de empregabilidade para pessoas com deficiência e palestra sobre direitos
Data: 29/2 (quinta-feira)
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Bairro Novo)
Recrutamento para vagas de emprego
Das 9h30 às 12h e das 13h às 16h
No estacionamento
Palestra sobre direitos da pessoa com deficiência
Das 9h30 às 10h30
No auditório