21/02/2024 às 16h53min - Atualizada em 21/02/2024 às 16h53min

Alerta: descarte incorreto de lixo compromete a drenagem e aumenta riscos de alagamentos

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/PMC
A Prefeitura de Curitiba faz um alerta à população sobre os perigos do descarte inadequado de lixo, entulhos, principalmente restos de construção, especialmente em áreas próximas a rios, córregos e canais extravasores da cidade. A irresponsabilidade no descarte dos materiais pode comprometer a capacidade de escoamento dos cursos d'água e resultar em sérios problemas durante os períodos de chuvas intensas, como as que têm afetado a cidade nos últimos dias. Jogados incorretamente também nas ruas, esses materiais comprometem o funcionamento das galerias de águas pluviais, as chamadas bocas de lobo, ocasionando alagamentos nas vias públicas.

Nos últimos três dias, equipes da Prefeitura de Curitiba intensificaram os serviços de manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem da cidade.Os trabalhos visam restabelecer os problemas causados pelas fortes chuvas do período, ajudar os moradores e fazer a limpeza dos locais afetados e recompor danos causados devido ao excesso de lixo e materiais descartados incorretamente. Entre o domingo (18) e a terça-feira (20), Curitiba recebeu um acumulado de 118,6 mm de chuvas.


Transtorno nos bairros
O grande volume de água em pouco tempo, associado ao comportamento inadequado de parte da população, provocou transtornos em diversos bairros, boa parte deles ocasionados pelo entupimento de bocas de lobo e redução da vazão de rios e córregos. Nos últimos três dias, boa parte dos trabalhos de limpeza e manutenção realizados pelas equipes da Prefeitura de Curitiba após as fortes chuvas foi para restabelecer sistemas de drenagem comprometidos devido ao excesso de lixo e entulhos.

O serviço de limpeza e desobstrução do Córrego do Jardim Natália, realizado nesta terça-feira (20/2) no cruzamento das ruas Maceió e Olga Mazepa de Paula, no Cajuru, é um exemplo. Equipes coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Smop trabalharam para remover das galerias um volume expressivo de resíduos.

O mesmo ocorreu no Alto Boqueirão, na Rua Nivaldo Alberto Barão, de onde foi retirado um grande volume de lixo das margens do Córrego Alto Boqueirão. “O acúmulo de lixo nas margens de rios e córregos tem impactado diretamente a capacidade de vazão desses corpos d'água, colocando em perigo diversas regiões da cidade”, adverte Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp