O Procon Municipal de Cambé, em parceria de cooperação técnica com o Procon-PR e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgaram nesta sexta-feira (9) dicas para o consumidor se proteger nesse carnaval. As recomendações fazem parte da plataforma Meu Bolso em Dia, que oferece conteúdos de educação financeira, orientações para sair de dívidas, organizar ganhos e evitar o superendividamento; e neste feriado, cuidados que se deve ter com cartões de créditos e celular, ainda mais em locais com grande aglomeração de pessoas.
A Febraban recomenda que o consumidor jamais armazene a sua senha, digite sua senha ou guarde ela em qualquer lugar no seu celular. O ideal é memorizar, e não utilizar a mesma senha para outros aplicativos e sites de compras, usando uma exclusiva para o banco.
Com o celular, ative sempre as proteções por biometria facial e senha do aparelho, já que é importante preservar as informações que estão lá. Outra opção é baixar e cadastrar o telefone no aplicativo Celular Seguro, disponibilizado pelo Ministério da Justiça. É uma ferramenta importante que pode auxiliar a proteger em caso de golpe.
Ainda, redobre a atenção quando for utilizar o cartão de crédito ou débito durante o Carnaval. Sempre esteja com o cartão nas suas mãos; e quando terminar a transação, caso tenha tido que repassar o cartão para outra pessoa, confira se de fato é o seu. Quando tiver fazendo uma transação na maquininha, observe o valor que está aparecendo no visor e no papel depois; e desconfie de terminais com visor queimado ou justificativa para não apresentar o valor da transação. O mesmo vale se estiver fazendo compras em situação ou ambiente que outra pessoa possa estar visualizando a sua senha.
Procure levar apenas o essencial quando for cair na folia ou em alguma festa, e fique atento com os seus pertences. Caso seu celular ou cartão sejam roubados, entre em contato imediatamente com o seu banco para fazer o bloqueio.
Segundo Willian Train, Coordenador do Procon de Cambé, a prevenção e a boa informação são de extrema importância para que o consumidor não leve prejuízo durante o carnaval. Nessas festividades são muito comuns situações envolvendo troca de cartões, furto e roubo de celulares, entre outros. Caso o consumidor caia em algum golpe financeiro, faça contato com seu banco imediatamente, além de registrar boletim de ocorrência e formalizar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon de Cambé”, concluiu.
Outro caso recorrente no Carnaval são de pais ou responsáveis que perdem os filhos no meio da celebração. Para proteger as crianças, a dica é colocar uma pulseira com nome e telefone de contato no pulso deles, e nunca os deixar desacompanhados ou sob a responsabilidade de uma pessoa que não seja de extrema confiança.
A Federação também forneceu dicas de economia, principalmente na hora de comprar ou fazer a fantasia da festa. Para isso, dê uma olhada no armário para ver se existe uma peça que pode ser aproveitada, como camiseta antiga que pode ser tingida, cortada, ou enfeitada. Depois, faça uma lista de acessórios ou materiais que vão ajudar a compor o visual. Também é possível usar materiais baratos e reciclados. Outra dica é organizar uma compra conjunta com amigos ou familiares, sendo possível encontrar muitos materiais ou acessórios vendidos em atacado por um valor mais em conta. E em vez de comprar várias fantasias diferentes, você pode optar por apenas trocar os acessórios como tiaras, plaquinhas, colares, máscaras e chapéus.
Caso o consumidor caia em algum golpe financeiro, procure o Procon de Cambé, que fica na Rua Pará, 126. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sempre com agendamento de horário. O atendimento pelo telefone é no 3174-2851. As reclamações poderão ser registradas também pelo e-mail cambepr@procon.pr.gov.br.