09/02/2024 às 16h25min - Atualizada em 09/02/2024 às 18h30min
Prefeitura de Cambé inaugura Escritório de Compras e Sala Digital para empresários locais
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMC Visando capacitar e orientar empresários locais a participarem de licitações no município, a Prefeitura de Cambé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inaugurou nesta sexta-feira (9) o Escritório de Compras. O serviço faz parte do programa Compras Cambé, e tem o objetivo de aumentar a participação de micro e pequenas empresas, de forma gratuita, nos processos de vendas e disponibilidade de serviços ao poder público municipal. A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, de vereadores, secretários municipais, servidores, representantes do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC) e empresários.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourdes Maçolla, explicou que o atendimento do Escritório de Compras será segmentado, de acordo com as atividades de cada empresário, com a disponibilização de cursos, palestras e também o auxílio presencial, feito por uma servidora, capacitando o empreendedor para participar dos processos licitatórios locais. O serviço será realizado já a partir desta sexta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ao lado da Sala do Empreendedor. Em um primeiro momento, os empresários podem procurar o Escritório de Compras no período da tarde, das 13h às 17h.
“Muitas vezes, essas empresas não conseguem entrar na concorrência da licitação, por falta de conhecimento ou documentação, coisas fáceis de solucionar. Portanto, vamos buscar qualificar e orientar esses empresários. Isso fortalece a economia local, colabora com o desenvolvimento da cidade, dos empresários, gera mais postos de empregos. E, por outro lado, também traz benefícios para eles também. A Prefeitura é a maior empresa de Cambé. Logo, os empreendedores terão a possibilidade de ampliar o hall de venda deles, aumentando o faturamento e, consequentemente, o crescimento e expansão da empresa”, afirmou.
O prefeito Conrado Scheller salientou que essa é uma valorização com o empresário da cidade que cumpre suas obrigações, deveres, e pode oferecer um serviço de qualidade ao município. “Com o Escritório de Compras visamos incentivar quem já agrega em Cambé. É uma troca, como gostamos de trabalhar aqui. Nossa equipe de trabalho pensa em serviços que fomentam o empreendedorismo, a formação, a desburocratização, melhorias de ações, e lá na frente seremos contemplados com produtos e serviços locais, que nos dá mais confiança por já ser daqui, que fomenta a economia local porque o dinheiro vai ficar aqui. Enfim, todo mundo ganha”, destacou o prefeito.
O projeto ainda foi classificado como um divisor de águas para o empreendedorismo de Cambé, segundo o gerente da regional Norte do Sebrae, Fabricio Bianchi. “Quando você realmente tem esse alinhamento que Cambé tem hoje do executivo com o legislativo e a sociedade civil organizada, gera um grande impacto. Principalmente porque as empresas passam a ter acesso de forma muito convergente com o interesse público, oferecendo para o cidadão os melhores produtos e os serviços com grande qualidade. E o potencial de compra aqui é muito grande. Agora as empresas que não tem conhecimento de como fazer isso, vão ter o Escritório de Compras, vão poder fazer contato direto com a Secretaria, para tirar dúvidas e se preparar para ficar apto a vender para o poder público. Para o município, isso é injeção de dinheiro porque gera emprego, salário, recolhimento de tributos e prosperidade”.
David Garcia, presidente da ACIC, ainda ressaltou que a classe empresarial está em festa porque Cambé saiu na frente mais uma vez, com uma aula de organização para a região. “O Escritório de Compras Pública de Cambé é uma resposta a um anseio antigo da comunidade empresarial, principalmente as micro e pequenas empresas, que precisava desse apoio e desse local para vender produtos e serviços para a Prefeitura. E mais importante, de cambeenses, de empresas cambeenses, e que irão vender para Cambé. Essa conjunção de forças vem em um momento muito bom porque temos uma cidade empreendedora, uma cidade que hoje é destaque estadual, por conta dessa dinâmica que foi criada em Cambé. Esse é um marco importantíssimo para essas empresas que não tinham acesso nenhum para vender ao poder público. Uma valorização ao pequeno empresário”, disse.