18/03/2023 às 09h24min - Atualizada em 18/03/2023 às 09h24min

San Izidro recebe nova Escola Municipal com capacidade para 600 crianças

Da Redação

Vivian Honorato/NCOM

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, inauguraram o primeiro prédio próprio da Escola Municipal San Izidro, localizada na Rua Maria de Oliveira Melo, 75, no Jardim San Izidro (zona leste).

A nova escola municipal foi construída ao lado do Colégio Estadual Professor Doutor Heber Soares Vargas, que fica na Rua Maria de Oliveira Melo, 285, nas proximidades do Aeroporto Governador José Richa. Fazia mais de 25 anos que os alunos da rede municipal dividiam o espaço do mesmo prédio com os estudantes do Colégio Estadual, através do regime de dualidade.

Agora, a nova sede da escola municipal conta com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, cozinha, refeitório, área de serviço, espaços administrativos completos, sala para os professores, para coordenação, para atividade de gestor e para contraturno escolar, quadra poliesportiva coberta, além de estacionamento para embarque e desembarque de veículos.

Durante a entrega oficial, o prefeito Marcelo Belinati falou sobre a importância de oferecer uma boa estrutura física para o trabalho dos educadores e a aprendizagem das crianças. “Essa é a 15ª escola e creche nova que a gente entrega, fora as reformas e ampliações. Temos até o final do mandato em torno de 10 novas escolas e creches que serão construídas, para dar condições adequadas para o professor exercer o seu trabalho. É um conjunto de ações. Voltamos a fornecer o uniforme escolar, melhoramos muito a merenda escolar, fizemos figuras importantes como a do coordenador da escola, que antes não existia, estamos dando cursos de qualificação para os nossos professores e professoras, que são os melhores do Brasil e essa obra física ficou muito bonita”,  disse o prefeito.

A mãe de um os estudantes da unidade escolar, Talita Cabral Pereira, achou a mudança de unidade física surpreendente. “Eu tenho um filho autista, de 8 anos, que já estudava no 3º ano, lá no Colégio Estadual e todas as vezes que a gente passava aqui em frente as obras, ficava imaginando como ficaria a escola e achei ela muito bonita. Me surpreendeu. Aqui tem elevador, tem banheiros no piso de cima, no de baixo e na quadra de esportes. Facilita muito para as crianças e deixa a sede mais plana do que era a outra. Ficou muito bom!”, avaliou Pereira.

Já a servidora pública da unidade escolar, Edina da Silva Messias Mota, contou que muitos pais têm procurado a escola para matricular seus filhos. “Mudou muito com essa estrutura. As crianças têm prazer de vir pra escola, ainda temos muita procura por vaga e todos os pais com quem a gente conversa falam que a escola está muito bonita”, falou Mota.

Nesse novo espaço, a capacidade de atendimento é de 600 alunos, do P4 ao 5º ano, com atividades no período matutino e no vespertino. Antes, o número de estudantes estava restrito a 400, sendo somente oferecido o período vespertino, pois no matutino as salas eram utilizadas pelos alunos da rede estadual. “Desde 1996, as crianças estudavam no prédio do Governo do Estado, só no turno da tarde, todas as turmas. Esse ano, a gente mudou para cá na segunda semana de fevereiro com todas as crianças. Elas já estão tendo aulas e a escola está em pleno funcionamento e, hoje, a gente marca a entrega oficial da obra. Como a gente usava metade do espaço, tinha capacidade máxima de 400 crianças. Aqui, já tem a capacidade instalada de 600 crianças e já passamos de 450 matriculadas”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A secretária de Educação também lembrou que essa foi a 15ª unidade de educação nova entregue pela administração. Além dela, a atual administração do prefeito Marcelo Belinati já entregou a nova sede própria da Secretaria de Educação, a E.M. Joaquim Pereira Mendes, E.M. Edmundo Odebrecht, E.M. Roberto Alves De Lima Junior, E.M. América Sabino Coimbra, E.M. Francisco Aquino Toledo, E.M. Machado De Assis, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aparecido Norato Claro, o CMEI Dirce De Almeida Barros Baptista, o CEI filantrópico Maria Inês Vieira Dos Santos Lozano, CEI Pastora Samira Janene, o CEI Simeire Rozimar de Camargo E Barbosa, o CEI Kátia Maria Garcia Montazzolli Killner e o CEI Nagib Abudi Filho.

A área construída é de 2.320,12 m², erguida sob um terreno de 4.547,49 m². Com a licitação na modalidade Concorrência Pública, tipo menor preço, a Prefeitura investiu R$ 7,7 milhões para a construção do espaço. A empresa responsável pelas obras foi a Tekenge Engenharia e Construções, que iniciou os trabalhos em fevereiro de 2022, sem atrasos. “Entregar uma obra deste porte, gigantesca e tão sonhada pela população, é um motivo de celebração do momento bom que a cidade está vivendo. Quando o prefeito decide construir a escola até a inauguração tem um longo caminho, que exige muito trabalho, dedicação e que envolve várias secretarias municipais. E essa obra foi entregue dentro do prazo, com qualidade, acessibilidade e beleza. Todos os envolvidos estão de parabéns”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

O secretário municipal de Gestão Público, Fábio Cavazotti e Silva, esteve presente na inauguração da sede da escola municipal e lembrou sobre outras obras entregues na atual administração, entre elas a sede oficial da Secretaria Municipal de Educação (SME). “O Município age com seriedade, probidade e transparência e quando a gente encontra boas empresas, a gente consegue concluir projetos dessa magnitude, com agilidade e qualidade.

A diretora da Escola Municipal San Izidro, Rosiane da Silva Mendes, agradeceu ao prefeito pela grande obra e comemorou a entrega oficial. “Hoje é um dia festivo para nós. Foram muitos anos de espera e de abaixo-assinados até o prefeito Marcelo Belinati encarrar esse desafio. Nós ficamos muito gratos ao diretor do Colégio Estadual Professor Doutor Heber Soares Vargas, que durante tantos ans nos acolheu em seu espaço, assim como agradeço a minha equipe, a todos os professores e funcionários, pela dedicação ao trabalho”, falou.

O vereador Giovani Mattos, que foi aluno da Escola Municipal San Izidro, ficou emocionado com a inauguração da nova unidade. “Estou muito emocionado de estar aqui, porque eu estudei aqui no San Izidro. A estrutura da nova escola está fantástica. Quem passa aqui deve achar que é uma escola particular. Eu sou justo e reconheço que a Secretaria de Educação está fazendo um ótimo trabalho em Londrina”, afirmou.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp