21/12/2023 às 12h00min - Atualizada em 21/12/2023 às 12h00min

No aniversário de 50 anos da Codel, Alex Canziani faz balanço do ano em Londrina e projeta 2024 de conquistas

Da Redação

Dani Fernandes/PML
O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) celebrou nesta quarta-feira (20), o aniversário de 50 anos de sua fundação, em solenidade realizada no centro de eventos e convenções do Aurora Shopping. 

Na ocasião, os 20 maiores empregadores da cidade receberam troféus e os ex-presidentes da Codel foram homenageados na cerimônia. Além disso, o prefeito Marcelo Belinati sancionou a Lei nº 13.701, que desafeta as áreas da Cidade Industrial de Londrina, permitindo que elas sejam vendidas, por meio de licitação, às empresas que desejarem se instalar no complexo. A licitação dos lotes será conduzida pela Codel.


Em entrevista ao portal Paraná em Destaque, o atual presidente do instituto, Alex Canziani, que também atuou na Codel em anos anteriores, fez um balanço de 2023 em Londrina e destacou as conquistas que a cidade teve no período. 

“Foi um ano extremamente positivo, a Codel chega aos 50 anos com uma história muito rica de dedicação para o desenvolvimento da cidade sempre em parceria por várias entidades, lideranças políticas, o empresariado e a população, que trouxe várias conquistas importantes. Dentre elas estão os reconhecimentos de instituições nacionais mostrando o potencial que a cidade tem, como por exemplo o selo de mais inovadora e sustentável do Paraná, com destaque para as startups que é uma das 20 maiores do Brasil, além da cidade mais transparente do estado”, avaliou o presidente da Codel. 

Visando 2024, ano no qual Londrina celebrará 90 anos de história, Alex Canziani projetou o ciclo que está por vir destacando as conquistas que a cidade teve, que serão concretizadas no próximo ano. 

“Em 2024 teremos novos empreendimentos chegando na cidade, destacamos a Obramax, uma empresa francesa que vai instalar a sua primeira unidade no Paraná, e que começa a construir ano que vem e vai gerar mais de 500 empregos, investindo mais R$ 80 milhões na cidade de Londrina. A Fast que fará um novo investimento em Londrina, e a J. Macêdo, que vai construir uma nova unidade na cidade em abril. Estamos batendo recordes na geração de empregos e a cidade temos o objetivo que possamos cada vez mais ser uma cidade receptiva e que dê oportunidades para que as empresas se instalem e ajudem a desenvolver o município”, destacou Canziani.

EMPRESAS HOMENAGEADAS

Durante a cerimônia, as 20 empresas que mais geraram empregos na cidade foram homenageadas. Dentre elas, o Grupo Muffato ficou na primeira posição com mais de 2 mil novas contratações no município.

Em entrevista ao portal Paraná em Destaque, o superintendente do Grupo Muffato, Noroli Do Nascimento, fez agradecimentos à Codel pelo reconhecimento e destacou os novos projetos da empresa para 2024. 

“É uma grande satisfação receber esse prêmio pela segunda vez no ano que o Grupo Muffato foi recebido de braços abertos na cidade de Londrina, onde trouxemos toda a nossa sede administrativa pra cá. Hoje temos 4340 empregos no município, e com toda a certeza temos muitos projetos para 2024 de aumentar ainda mais”, avaliou Nascimento.

Outra empresa homenageada durante a cerimônia foi a Unifil, como uma das 10 maiores instituições que mais empregam no município. Junto com o Colégio Londrinense, são quase 1.000 postos de trabalho entre professores, coordenadores, gestores, colaboradores administrativos e demais serviços.

O reitor Eleazar Ferreira recebeu um troféu em reconhecimento pela contribuição com o progresso socioeconômico de Londrina. Em entrevista ao portal, Ferreira destacou o reconhecimento do município e destacou a trajetória da instituição no desenvolvimento da cidade. 

“É uma honra receber essa distinção que demonstra todo esforço e capacidade de caminhar junto nessa história de muitas conquistas. A cidade comemorou 89 anos no dia 10 de dezembro e o Colégio Londrinense completou 84 anos em setembro, enquanto a UniFil fez 51 anos em agosto. São trajetórias de trabalho, dedicação e superação de desafios. Temos muito orgulho de participar da evolução de Londrina, formando cidadãos que se destacam, gerando empregos, renda para famílias e fazendo a economia girar”, destacou o reitor. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp