11/12/2023 às 13h36min - Atualizada em 11/12/2023 às 13h36min
Secretaria Municipal de Educação divulga os projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMFI A Secretaria Municipal de Educação divulgou, na semana passada, os 20 projetos do Ensino Fundamental e os 10 da Educação Infantil vencedores do 15° Prêmio Paulo Freire. A premiação varia de R$2 mil a R$ 6 mil reais e será entregue em cerimônia, no mês de janeiro.
O projeto, que teve início no mês de junho, recebeu 54 trabalhos, sendo 41, na categoria Ensino Fundamental e 13 na Educação Infantil. Os temas foram livres, mas todos alinhados ao planejamento curricular do município e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após a avaliação em duas etapas, o primeiro colocado do Ensino Fundamental foi o projeto “Correio na Escola: Cartas trocadas, Memórias Compartilhadas”, desenvolvido pela professora Angelica Lopes Zavelinski, da Escola Municipal Antônio Gonçaves Dias. Na categoria de Ensino Infantil, mesma colocação ficou com a proposta “Prática Pedagógica Antirracista na Educação Infantil”, da professora Adriana Maria Alvez Ferreira Menon.
Diversidade
Além desses destaques, a premiação foi marcada pela diversidade de temas, como na Escola Acácio Pedroso, com o projeto sobre empreendedorismo e a educação financeira através de um multibazar; na Escola Altair Ferrais da Silva, a educação socioemocional como fator de proteção e respeito é enfatizada através do “Clube da Empatia”; na Cândido Portinari, com a implantação de um projeto sobre alimentação escolar saudável.
“Mais uma vez, nossos professores estão de parabéns pelos projetos e o engajamento nas ações. Foi motivador ver o entusiasmo das crianças e das famílias envolvidas, com ideias incríveis sendo aplicadas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem e com o desenvolvimento dos nossos alunos”, disse a secretária da Educação, Maria Justina da Silva.
O Prêmio Paulo Freire é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e tem como objetivo estimular a participação dos educadores, divulgar as experiências e valorizar o trabalho dos profissionais que contribuem de forma relevante para a qualidade do ensino.
Prêmio Jovens escritores
A SMED também promoveu, na semana passada, no Cataratas JL Shopping a premiação da primeira edição do Concurso Jovens Escritores. Ao todo, foram premiadas nove crianças e nove professores, de três categorias: 3º ano: poema, 4º ano: contos maravilhosos e 5º ano, contos populares e de aventura.
Com o tema “As brincadeiras na infância: Por que brincar é tão importante?”, o concurso recebeu 61 trabalhos de doze escolas. Os primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas, jogos de tabuleiro e também participaram de um passeio na Roda Gigante Yup Star. Os professores dos alunos premiados, bem como a instituição de ensino, foram homenageados pela edição.
O concurso Prêmio Jovens Escritores foi instituído pela Lei Nº 5.174 de 13 de outubro de 2022 com a finalidade de incentivar os jovens à literatura, à formação acadêmica e cultural. A iniciativa valoriza os trabalhos dos professores da rede pública municipal que desenvolvem ações e projetos inovadores dentro da proposta curricular do município.