22/10/2024 às 12h13min - Atualizada em 22/10/2024 às 12h13min
Foz registra mais de dois mil atendimentos no Dia D em alusão à saúde da mulher
Da Redação
Reprodução/PMFI No último sábado, dia 18, as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu participaram do Dia D do Outubro Rosa, para conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo do útero. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 2.014 pessoas procuraram as unidades para buscar atendimento.
Durante todo o dia, foram realizados 821 exames de citopatologia, 595 mamografias e 191 atualizações do calendário vacinal. A população também procurou os equipamentos de saúde para cadastro do Bolsa Família, realização de testes rápidos, consultas de rotina com fonoaudióloga, dentistas e nutricionista, para planejamento familiar e acolhimento de assistência social, entre outros serviços, totalizando 2.014 atendimentos.
Segundo a diretora da Atenção Básica de Saúde, Márcia da Silva o dia foi movimentado em todas as unidades que estavam decoradas com as cores rosas. As equipes serviram café da manhã e desenvolveram atividades lúdicas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.
"O foco era os cuidados com a saúde da mulher", explicou a diretora. "Mas além dos agendamentos para mamografias e realização de exames preventivos, ofertamos os demais serviços de rotina para quem não tem tempo de ir durante a semana", disse, reforçando que as unidades continuam oferecendo exames preventivos e promovendo a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde durante todo o ano.
O secretário de Saúde, Ulisses Figueiredo, também falou sobre a campanha Outubro Rosa que tem como objetivo principal alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. "A meta é garantir que cada mulher tenha a oportunidade de se prevenir contra essa doença que, se for diagnosticada a tempo, a chance de cura é de mais de 90%", afirmou.