07/12/2023 às 13h59min - Atualizada em 07/12/2023 às 13h59min

Curitba disputa com Salvador e Fortaleza prêmio nacional de mobilidade

Redação Paraná em Destaque

Divulgação/PMC Arquivo
Os projetos de Curitiba rumo à eletromobilidade no transporte público e de ampliação da mobilidade ativa garantiram à capital paranaense a classificação como finalista do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024. A cidade tem investido continuamente em propostas que aliam a melhoria do transporte público para a população e a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. O foco está na implantação de veículos elétricos nas frotas do município, melhorias na caminhabilidade aos pedestres e rede de ciclovias para os ciclistas.

"É com alegria que Curitiba recebe mais esse reconhecimento do trabalho da Prefeitura que fortalece a cidade e promove seu crescimento contínuo e sustentável, com olhos no futuro, oferecendo conforto, inovação e melhorias no transporte público e cumprindo com o dever global de preservar o meio ambiente”, diz o prefeito Rafael Greca.


Na premiação promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo, Curitiba concorre com suas inovações em transporte e mobilidade na categoria Cidade Destaque em Mobilidade com outras duas capitais: Fortaleza (CE) e Salvador (BA).  A vencedora será conhecida em 11 de dezembro, durante cerimônia no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. Em sua quarta edição, o Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 reconhece iniciativas em cinco trilhas, totalizando 37 categorias, quatro delas escolhidas por voto popular. Os concorrentes de cada categoria foram selecionados pelas equipes de especialistas do Jornal do Carro, do Estradão, do MotoMotor e do caderno e portal Mobilidade, que também irão apontar os vencedores de cada trilha.

Diversos aspectos serão levados em conta pelos especialistas do júri para a escolha da cidade ganhadora. Entre eles estão políticas de segurança viária, medidas de incentivo ao transporte público, fomento à mobilidade ativa, como infraestrutura para pedestres e ciclistas, integração envolvendo diferentes meios de transporte, entre outros.

Eleita cidade mais inteligente do mundo, em novembro, por seu projeto de sustentabilidade, Curitiba tem iniciativas em mobilidade e inclusão de veículos elétricos no transporte público, com os primeiros 70 ônibus elétricos previstos para iniciar a circular no primeiro semestre de 2024, além da instalação de painéis fotovoltaicos em terminais de transporte coletivo, da inclusão de automóveis elétricos nas frotas da Guarda Municipal e de táxi, em veículos-teste em comodato com a Renault.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp