06/12/2023 às 17h15min - Atualizada em 06/12/2023 às 18h15min

Prefeitura vai distribuir 10 mil mudas de árvores para a população a partir de sexta-feira

AEN

Divulgação/PMC Arquivo
A população de Curitiba terá a última chance do ano de receber mudas de árvores distribuídas gratuitamente pela Prefeitura, nesta semana. A ação do programa 100 mil árvores será feita na sexta-feira (8/12) nas Ruas da Cidadania da cidade. Somente na Regional Bairro Novo a distribuição ocorre na próxima segunda-feira (11/12).

Cada regional receberá mil mudas de uma grande variedade de espécies nativas, como ingás e ipês de diversas cores, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba. As mudas são cultivadas pelas equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Horto Municipal da Barreirinha.


Posso plantar em qualquer lugar?
Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é necessário seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade em espaços públicos. Em lugares privados, é sempre bom perguntar para especialistas. A população precisa lembrar que, mesmo que seja só uma mudinha, ela pode ficar muito grande, então talvez não possa ficar perto de casas ou muros”, explica o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

O plantio das árvores deve levar em conta fatores como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada, para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

100 mil árvores
O desafio 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 409 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”. A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff. “Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforçou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp