Levy Ferreira/SMCS As obras do programa Asfalto Novo na Regional CIC transformaram a realidade diária de milhares de pessoas que residem e também trabalham nos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel.
Todas as melhorias nas vias da área resolveram alguns problemas de mobilidade urbana, organizaram melhor o fluxo do trânsito em pontos específicos de circulação de veículos, trouxeram mais conforto aos moradores e um novo estímulo ao comércio.
100 km na Regional
Desde o começo da atual gestão, em 2017, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenou, executou e concluiu, na Regional CIC 151 obras e outras 10 operações seguem em andamento.
Foram executados pouco mais de 93 km ou 93.878 metros de pavimento em toda a área de abrangência da regional. Outros 8,7 km ou 8.793 metros continuam em execução nesse momento. O total de ações, entre os serviços concluídos e em implemento, superam os 100 km na Regional CIC, desde 2017.
As obras de pavimento na Regional CIC representam 9,37% da relação total de serviços executados dentro do programa Asfalto Novo pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
“O Asfalto Novo é um grande programa de mobilidade urbana, recuperação completa da malha viária e fundamental para a integração urbana, viária e social dos bairros e de todas as regionais de Curitiba”, disse o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Asfalto Novo em 1.000 km
A intensidade e o volume de obras executadas na Regional CIC confirmam o potencial do amplo programa Asfalto Novo, em Curitiba. Na cidade toda, foram realizadas 2.049 ações de pavimentação em 1.724 ruas – algumas das vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.
A extensão total de Asfalto Novo é de 1.001.805 metros. São 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 106 em andamento (92.227 metros). Setenta e cinco bairros da capital paranaense foram contemplados na odisseia do asfalto assumida pelo município.
Potencial urbano
“A cidade inteira virou um canteiro de obras importantes e o programa Asfalto Novo reflete o empenho da atual gestão, com o trabalho de coordenação da Smop, por meio do secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, para a execução do pavimento, reciclagem e reestruturação de ruas, avenidas, calçadas e áreas importantes para desenvolvimento da nossa Regional (CIC), para a mobilidade urbana, o conforto das pessoas, potencializar ainda mais o movimento e o estímulo ao comércio”, destacou o administrador regional, Raphael Keiji.
A requalificação da Rua Desembargador Cid Campello, na extensão de 1.427 metros, a partir da Rua Professor Algacyr Munhoz Mader até o Rio Barigui, foi muito importante para melhorar o fluxo de movimento do comérico.
A área em torno da via concentra muitas lojas, estabelecimentos comerciais e movimento de clientes dos bairros situados na Regional CIC.
Também estão instalados no trajeto perpendicular à Rua Desembargador Cid Campello, vários equipamentos públicos importantes como Armazém da Família, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) CIC e ainda a passagem de transporte com linha de ônibus.
Sistema viário
A Rua Roberto Osório de Almeida também ganhou pavimento completo com o programa Asfalto Novo. Com 2,5 km de extensão, a via é essencial para o sistema viário na Regional CIC, ao conectar os bairros à BR-116 e à Rodovia do Xisto. Com muitas empresas instaladas na área, a rua é caminho para o tráfego pesado de carros, ônibus, caminhões e também pedestres. Pela rua, também transitam todos os dias muitos caminhões de carga e descarga de produtos e mercadorias com destino à Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná).
O programa Asfalto Novo também contemplou a revitalização de pavimento de 1.630 metros da importante Rua João Betega, que liga os bairros Portão e Cidade Industrial de Curitiba. No cronograma de ações concluídas, o pavimento também chegou à Rua dos Palmenses, Lodovico Kaminski e Edmundo Eckstein.