22/11/2023 às 11h00min - Atualizada em 22/11/2023 às 11h00min
GM forma 62 novos guardas municipais mirins em escola da zona leste de Londrina
Da Redação
Reprodução/SMDS A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realizou a primeira solenidade do ciclo de formaturas das escolas atendidas pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) em 2023. A ação foi conduzida na Escola Municipal Áurea Alvim Toffoli, localizada na rua Carmem Romero, 123, Conjunto Eucaliptos, às 10h desta terça-feira (21).
A iniciativa, que é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), certificou 62 alunos de duas turmas do 4° ano. Todos participaram de aproximadamente 17 horas de instruções presenciais durante os últimos quatro meses. O principal objetivo do projeto é criar um vínculo de confiança entre a instituição e os alunos, inclusive fornecendo informações relevantes que possam contribuir para a formação dos futuros cidadãos.
Ao final da formatura, a diretora da escola, Vilma de Oliveira Moreno, avaliou positivamente o projeto. “Os resultados foram excelentes. Os guardas Pereira e Santos são muito atenciosos, muito dedicados e as crianças gostaram muito. Gostaríamos de ter sempre essa iniciativa, pois ela é de grande valia. Alguns alunos até se comportaram melhor sabendo que agora fazem parte da Guarda Municipal Mirim, e um acabava corrigindo o outro em casos de mau comportamento. A escola está muito grata por ter recebido essa atividade, que trouxe orientações para a formação de cidadãos conscientes”, pontuou.
Este ano, as atividades da Guarda Municipal Mirim começaram em agosto. Ao longo de quatro meses, os guardas municipais abordaram as seguintes temáticas com os estudantes: Regras, Cidadania, Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, Bullying e Cyberbullying, Prevenção à Violência intrafamiliar, Prevenção no trânsito e Ordem Unida.
O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, disse que ficou muito feliz ao ver as crianças cantando os hinos. “Elas são muito capazes, basta a gente observar. Uma coisa que dá muito orgulho para a gente é ver todos os alunos cantando o hino nacional e o hino de Londrina. A guarda existe para proteger as crianças, e é por isso que a gente está dentro da escola, para levar essa confiança. Dessa forma, elas vão saber que existe um agente lá fora, alguém que elas podem procurar quando se sentirem ameaçadas”, afirmou.
A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, que agradeceu a instituição. “A nossa guarda é muito respeitada pela sua proatividade, pelo seu zelo com a cidade, com os bens, com os próprios públicos e pelo cuidado com os cidadãos londrinenses. Cada um dos nossos guardas municipais atua com muito esforço, dedicação e amor pela cidade. Os alunos foram muito bem conduzidos por essa gente maravilhosa”, concluiu.
Também estiveram presentes à solenidade pais, mães, responsáveis e professores; a representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Denise Calderon; a gerente regional da Secretaria Municipal de Educação, Ilceia Palma; o vereador Jairo Tamura; e o chefe de gabinete da Defesa Social, Angelo Matos.